[weglot_switcher]

Daren Acemoglu, Simon Johnson e James Robinson são os vencedores do Nobel da Economia de 2024

Os investigadores do MIT e da Universidade de Chicago foram distinguidos pelo trabalho na área da relação entre a qualidade institucional e a prosperidade das nações.
14 Outubro 2024, 11h55

Os economistas Daren Acemoglu, Simon Johnson e James Robinson são os vencedores do Prémio Nobel para a Economia de 2024, informou a Acedemia sueca esta segunda-feira. Os investigadores foram distinguidos pelo trabalho na identificação da relação entre instituições e prosperidade dos países.

Formalmente apelidado como Prémio Nobel para as Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel, o prémio anual corresponde a 11 milhões de coroas suecas, cerca de um milhão de euros. Acemoglu e Johnson, do Massachussetts Institute of Technology (MIT), e Robinson, da Universidade de Chicago, há alguns anos eram apontados como dos favoritos a serem distinguidos.

“Reduzir as diferenças vastas de rendimento entre países é um dos grandes desafios económicos dos nossos dias”, afirmou o presidente da Academia sueca, Jakob Svensson, no comunicado que informou da distinção aos três investigadores.

Os recém-laureados juntam-se assim a um exclusivo grupo que inclui nomes de proa da investigação e estudos económicos mundiais, como Milton Friedman, Paul Krugman ou Joseph Stiglitz, todos eles norte-americanos – como os vencedores de 2024, embora Acemoglu tenha também nacionalidade turca.

O Nobel da Economia não foi das distinções originais da Academia sueca, que arrancaram em 1901, tendo sido criado e atribuído pela primeira vez em 1968, fruto de uma iniciativa do banco central da Suécia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.