[weglot_switcher]

PJ recebe alerta do FBI e detém CEO de empresa cripto

A cooperação internacional de polícias resultou na detenção em Portugal, uma nos Estados Unidos e outra no Reino Unido.
15 Outubro 2024, 11h31

A pedido do FBI, a Polícia Judiciária (PJ) deteve esta terça-feira, em Cascais, o CEO de uma empresa ligada às moedas virtuais. A gestor especializado em criptomoedas é suspeito de liderar uma organização criminosa que se dedicava à manipulação generalizada no mercado cripto.

A cooperação internacional de polícias resultou na detenção em Portugal, uma nos Estados Unidos e outra no Reino Unido. Em Cascais, foi detido um cidadão estrangeiro que encabeçava uma empresa de serviços financeiros.

“Na operação policial dirigida pelo FBI, foram apreendidos mais de 25 milhões de dólares em cripto moedas e, ainda, vários ‘bots’ de negociação, responsáveis por milhões de dólares em transações de branqueamento de capitais”, avança a PJ, em comunicado divulgado esta manhã aos meios de comunicação social.

No final de abril, a PJ também deteve, em Lisboa, o fundador de ium website de criptomoedas numa operação em colaboração com o FBI. O cidadão norte-americano, William Lonergan Hill, de 65 anos, era suspeito de participar em esquemas de lavagem de dinheiro, de origem criminosa, através do site Samurai Wallet, que criou com um parceiro de negócio. A detenção ocorreu poucos dias após desse mesmo cofundador, Keonne Rodriguez, de 35 anos, também ter sido detido, como noticiaram o “Jornal de Notícias” e o “Público“.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.