[weglot_switcher]

BEI investe 20 milhões na BiDimensional para desenvolver grafeno com tecnologia de ponta

Isto fará com que a BiDimensional passe a ter aumento na sua produção em mais de dez vezes, para mais de 30 toneladas por ano até 2028.
18 Outubro 2024, 16h11

O Banco Europeu de Investimento (BEI) investiu 20 milhões de euros (dívida de risco) numa fábrica em Itália (Génova), que foi inaugurada esta sexta-feira, da fabricante BeDimensional, dedicada ao grafeno com tecnologia de ponta e a materiais 2D. Isto fará com que a empresa passe a ter aumento na sua produção em mais de dez vezes, para mais de 30 toneladas por ano até 2028.

Existem planos para que a empresa construa uma segunda fábrica em Itália para grafeno de poucas camadas (FLG) e para o nitreto de boro hexagonal de poucas camadas (FLhBN ou FLB), até 2027.

O investimento do BEI teve o contributo do InvestEU, um programa de investimento europeu. O investimento do BEI pretende tornar a BeDimensional numa empresa de referência em áreas como a dos cristais bidimensionais inovadores conhecidos como grafeno de poucas camadas (FLG) e o nitreto de boro hexagonal de poucas camadas (FLhBN ou FLB).

A fábrica em Génova torna a BeDimensial o primeiro produtor mundial de FLG e FLB, salienta o BEI.

A instituição sublinha que as novas tecnologias de grafeno da BeDimensional demonstraram um “desempenho sem precedentes em baterias para veículos elétricos e numa nova geração de óleos de motor sem metal”.

A vice-presidente do BEI, Gelsomina Vigliotti, referiu que este projeto é um “exemplo perfeito” de como o BEI “pode ajudar os inovadores europeus a expandir novas tecnologias que são críticas para a base industrial da União Europeia (UE) e para a transição ecológica”.

Gelsomina Vigliotti acrescentou que este investimento está a “contribuir para a liderança tecnológica da Europa, reduzindo a dependência europeia de fornecedores externos e criando empregos altamente qualificados”.

O CEO da BeDimensional, Vittorio Pellegrini, referiu que se está no “início de novas oportunidades de mercado de tecnologia verde. Estamos entusiasmados e gratos pelo facto de o BEI ter decidido juntar-se aos nossos investidores para apoiar a nossa expansão industrial. Estamos empenhados em tornar-nos campeões deste mercado emergente de cristais bidimensionais, assegurando à Europa uma posição de liderança na produção e fornecimento destes materiais avançados”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.