[weglot_switcher]

Advogado de Salgado elogia Ministério Público por avançar com estatuto de maior acompanhado

O advogado de Ricardo Salgado, Francisco Proença de Carvalho, lembra que requerimento “não extingue processo” contra o seu cliente.
André Kosters/lusa
18 Outubro 2024, 13h46

A defesa do ex-banqueiro Ricardo Salgado elogiou, esta sexta-feira, o Ministério Público pelo pedido de estatuto de maior acompanhado, apesar de considerar que este é um pedido que pecou por ser tardio.

Ao dirigir-se aos jornalistas, Francisco Proença de Carvalho lembrou que “sou crítico em relação à justiça portuguesa”. Apesar de admitir não saber do requerimento pedido pelo Ministério Público ao tribunal, o advogado diz que este é um grande passo.

“Penso que o Ministério Público está a fazer procedimento adequado e a reconhecer que Ricardo Salgado não está habilitado para se defender”, disse Proença de Carvalho durante um intervalo.

O advogado lembrou ainda que “só o doutor Ricardo Salgado é que poderia responder às perguntas que são colocados pelo tribunal”, uma vez que “os advogados não estavam presentes” nos momentos a que as questões dizem respeito.

Francisco Proença de Carvalho admitiu ainda que Ricardo Salgado “já é maior acompanhado há algum tempo” e lamentou o facto da justiça só agora “começar a reconhecer isso”. “Ricardo Salgado não tem capacidade para tomar decisões, nem para se defender”, disse aos jornalistas, apontando que tem sido a sua mulher, Maria João Salgado, a acompanhar todo o processo de agravamento de saúde do ex-banqueiro.

Ainda assim, quando questionado pelos jornalistas, Proença de Carvalho lembrou que o requerimento do Ministério Público, caso aprovado pelo tribunal, “não extingue o processo”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.