O fundo soberano da Noruega, também conhecido como ‘Oil Fund’, reportou lucros, no terceiro trimestre, de 835 mil milhões de coroas norueguesas, o equivalente a 70,4 mil milhões de euros. O retorno global do fundo no trimestre foi de 4,4%, menos 0,1 pontos percentuais.
O vice-CEO do Norges Bank Investment Management (entidade que gere o fundo), Trond Grande, citado pela CNBC, referiu que se verificou um “retorno positivo” em todas as áreas de investimento [do fundo], e salientou que a “queda das taxas de juro levou a um amplo aumento do mercado bolsista”.
As ações que representam 71,4% do fundo, no terceiro trimestre, tiveram um retorno de 4,5%, enquanto que a rentabilidade das aplicações em rendimento fixo (26,8% do património do fundo), teve um retorno de 4,2%.
O fundo norueguês tem por objetivo gerir os proveitos gerados pelos negócios do petróleo e do gás. O fundo investe em 8.763 empresas, em 71 países, e abrange quatro áreas de investimento (ações, as chamadas bonds – obrigações, imobiliário, e as infraestruturas ligadas às energias renováveis).
O fundo gere ativos avaliados em 1,7 triliões de dólares.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com