[weglot_switcher]

“Sector privado é o grande motor do investimento”, afirma Pedro Reis

O ministro da Economia acredita que Portugal pode ser à sua escala uma potência internacional com base na inovação e talento e que todos os astros estão alinhados para um caminho de crescimento da economia nacional.
Cristina Bernardo
26 Outubro 2024, 12h05

O ministro da Economia aponta para um caminho de crescimento na economia portuguesa e olha para o setor privado com um dos principais fatores para esse trajeto que perspetiva com sucesso. Durante o seu discurso no 49º congresso da APAVT, Pedro Reis, acredita que Portugal pode ser uma potência ao nível da inovação e talento.

“Isto não é com base no otimismo, é mesmo com a perceção de que temos os astros todos alinhados e muita gente a querer investir em Portugal, nas nossas competências, no nosso talento, no sinal que estamos a passar de como o investimento externo é bem-vindo, de como queremos baixar a fiscalidade, combater a burocracia e como acreditamos no setor privado como o grande motor do investimento”, salientou.

Para o ministro da Economia hoje o principal ponto das economias mundiais é que têm de atuar em toda a linha ao mesmo tempo.

“Portugal pode ser à nossa escala uma potência internacional com base na inovação e no talento, construída em cima de uma economia sustentável virada, uma parte para os serviços e outra para reindustrialização através da transição energética e digital, que é onde está o pipeline que estamos a construir de investimento estrangeiro”, referiu.

De resto, Pedro Reis considera que o país está a fazer o seu caminho e acredita que podemos ter uma confiança em maiores níveis de crescimento, assim tenhamos e isso não dominamos, alguma sorte no panorama internacional, nomeadamente com estes conflitos que nos toldam mercados importantes, como são o alemão e o francês.

“Não digo tudo isto com base num universo alternativo, mas temos uma leitura e consciência de que está lá um caminho das pedras que funciona, depois há muitas que são escorregadias e podem-nos aparecer outros obstáculos pelo caminho, mas há um caminho para o crescimento da economia portuguesa”, sublinhou.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.