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Preço médio de automóveis usados cresce 1,9% face a 2023 mas tendência é de descida

Estes dados são provenientes do estudo semestral do Standvirtual, um dos principais portais de carros em Portugal. No primeiro semestre de 2024, o segmento de SUV continua a liderar as visualizações, enquanto os citadinos, que ocupavam a segunda posição em 2023, desceram para o terceiro lugar. Os Sedans assumiram o segundo lugar, com 16,8% das visualizações.
28 Outubro 2024, 14h13

Ao analisar o mercado de veículos usados, observa-se que o preço médio tem vindo a aumentar desde o início de 2022. Em junho de 2024, o preço médio de venda de um carro usado atingiu 24.200 euros, um aumento de 9% em relação ao mesmo mês de 2022 (22.200 euros) e 1,9% em comparação com junho de 2023 (23.750 euros).

Estes dados são provenientes do estudo semestral do Standvirtual, um dos principais portais de carros em Portugal. No primeiro semestre de 2024, o segmento de SUV continua a liderar as visualizações, enquanto os citadinos, que ocupavam a segunda posição em 2023, desceram para o terceiro lugar. Os Sedans assumiram o segundo lugar, com 16,8% das visualizações.

Em termos de tipos de energia, os veículos elétricos lideram com 36,7% das visualizações, seguidos pelos carros a gasolina com 34,1%. Os dados da BCA, referentes aos leilões, indicam que os preços médios dos carros mostraram estabilidade no comércio e retalho no primeiro semestre de 2024, após uma queda que ocorreu entre setembro de 2023 e o final do ano passado.

Em relação às marcas mais vendidas, a Peugeot liderou as vendas no primeiro semestre de 2024, com 11.528 unidades. A Dacia ficou em segundo lugar com 8.625 unidades, superando a Renault, que caiu para a terceira posição com 8.603 unidades, uma diferença de apenas 22 veículos. A Mercedes-Benz e a Citroën completam o top cinco, com 8.591 e 7.164 unidades, respetivamente.

Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual, assinala que embora os preços médios dos usados estejam a diminuir ligeiramente, a análise de modelos idênticos revela que os preços têm caído de forma acelerada.

“A tendência, neste momento, é que os SUV e os automóveis seminovos tenham um maior peso nas vendas em vez dos utilitários, que usualmente são veículos mais baratos, pois cada vez estão a entrar mais carros seminovos do rent-a-car”, acrescenta Nuno Castel-Branco.

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