Ruben Amorim prepara-se para deixar o Sporting CP rumo ao Manchester United e com a possível saída do técnico de 39 anos, os “leões” deverão perder também o maior ativo e que permitiu à SAD o encaixe de 492,3 milhões de euros desde março de 2020, data em que o técnico chegou ao clube.
Apesar de ter contrato com o Sporting CP até 2026, têm sido insistentes os relatos que apontam para que o treinador português possa rumar a outra liga e se muitos “chutavam” essa possibilidade para o final desta temporada, essas contas terão de ser feitas agora.
Por isso, importa fazer um balanço financeiro do que tem sido o desempenho financeiro da SAD dos “leões” desde que as decisões do futebol “verde e branco” são inevitavelmente influenciadas por Rúben Amorim.
O técnico português, que custou 10 milhões aos cofres do Sporting, começou a devolver “com juros” a verba que a SAD investiu no técnico quando este era apenas um técnico promissor do Sporting de Braga. Perante as muitas dúvidas que se colocaram logo na conferência de imprensa de apresentação, o técnico respondeu com uma expressão que se tornou gíria em Alvalade: “E se corre bem?”.
E para o Sporting, começou a correr bem logo na primeira janela de transferências (2020/21) em que os “leões” conseguiram arrecadar 51,4 milhões de euros. Apesar das vendas de jogadores importantes como Luciano Vietto (8,25 milhões), Marcos Acuña (11,2 milhões) e Wendel (20,3 milhões), o clube de Alvalade conseguiu, contra todas as expectativas, sagra-se campeão nacional nessa época, interrompendo um “jejum” de 18 anos. Importante recordar que nessa temporada, o Sporting caiu no “playoff” da Liga Europa e não averbou qualquer verba da UEFA.
Resultado: os “leões” entram diretamente na Liga dos Campeões na época 2021/22 (onde arrecadam um prémio total de 45 milhões de euros, tendo caído nos oitavos da “Champions”) e reduzem substancialmente a verba com as vendas: 16,7 milhões de euros. Apesar de tudo, o Sporting adia para mais tarde outro exercício financeiro a venda do passe de Nuno Mendes.
Na época seguinte (2022/23), e apesar de ter sido a época desportiva mais fraca desde que Ruben Amorim é treinador do Sporting CP, a equipa de Alvalade consegue o melhor proveito financeiro: garante 38,2 milhões de euros em prémios da UEFA (chegou aos quartos de final da Liga Europa) e consegue fazer vendas avultadas com a alienação dos passes de futebolistas como Matheus Nunes, João Palhinha e a restante verba por Nuno Mendes por 131,8 milhões de euros.
Em 2023/24, sem Liga dos Campeões, o Sporting CP consegue apenas 11,8 milhões de euros da UEFA e compensa a não qualificação para a “Champions” com as vendas dos passes de futebolistas como Manuel Ugarte, Pedro Porro e Chermiti por um valor global de 123,5 milhões. Esta foi também a temporada do maior investimento do Sporting CP com Ruben Amorim ao leme, com uma verba a rondar os 60 milhões de euros. Está visto o resultado da aposta em valores como Morten Hjulmand e sobretudo, Viktor Gyokeres.
Na aparentemente curta e derradeira temporada de Rúben Amorim como treinador do Sporting (2024/25), a SAD fez vendas no valor de 40,5 milhões de euros, garantiu 18,6 milhões pela entrada direta na Liga dos Campeões e ainda arrecadou 4,9 milhões de euros com duas vitórias e um empate na prova mais endinheirada da UEFA.
Ao todo, e em pouco mais de quatro anos com Rúben Amorim ao leme, o Sporting CP arrecadou 118,4 milhões de euros em prémios da UEFA e garantiu vendas de passes de futebolistas que atingiram os 363,8 milhões de euros, ao qual se soma o valor do próprio passe do técnico: 10 milhões de euros.
No total, sem contar com outras parcelas que podem ser associadas ao trabalho do técnico, o impacto financeiro de um dos treinadores portugueses mais promissores da atualidade é de 492,3 milhões de euros.
“Red devils” pagam cláusula de Amorim
O Sporting confirmou hoje o interesse do Manchester United na contratação de Rúben Amorim, pelos 10 milhões de euros (ME) da cláusula de rescisão do treinador da equipa de futebol, em comunicado enviado ao regulador do mercado.
“O Manchester United manifestou interesse em contratar o treinador Rúben Amorim, tendo o Conselho de Administração da Sporting SAD remetido para os termos e condições previstos no contrato de trabalho em vigor entre a Sociedade e o treinador, em concreto para a respetiva cláusula de rescisão e para o valor de 10 milhões de euros (ME)“, lê-se no comunicado da SAD ‘leonina’.
Rúben Amorim cumpre, aos 39 anos, a sétima temporada como treinador, num percurso iniciado no Casa Pia e com passagem pelo Sporting de Braga, antes de, em 2019/20, chegar aos ‘leões’, a troco dos 10 ME da cláusula de rescisão.
“O Manchester United manifestou interesse em pagar à Sporting SAD o valor da referida cláusula”, rematou o Sporting, que hoje recebe o Nacional, para os quartos de final da Taça da Liga, e lidera, após nove jornadas, a I Liga.
O antigo médio internacional português soma dois títulos de campeão nacional (2020/21 e 2023/24), três Taças da Liga (2019/20, pelo Sporting de Braga, 2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido Oliveira (2021/22).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com