O vice-presidente do Caixabank, Tomas Muniesa, vai sucedera José Ignacio Goirigolzarri como presidente do maior banco espanhol em ativos a nível doméstico.
O conselho de administração do CaixaBank aprovou esta quarta-feira a nomeação de Tomás Muniesa, atual vice-presidente do banco, como novo presidente não executivo do banco, que sucederá a José Ignacio Goirigolzarri,
Tomás Muniesa é o único vice-presidente do CaixaBank e administrador de longa data da holding La Caixa que detém 31,7% do capital do CaixaBank e é o seu principal acionista. O futuro presidente do banco catalão nasceu em Barcelona em 1952.
A remodelação surge numa altura em que os bancos europeus estão a adaptar-se a um ambiente de mercado em mudança, à medida que a queda das taxas de juro exerce pressão sobre a margem financeira
As mudanças ocorreram após uma reunião do conselho ainda nesta quarta-feira. Muniesa torna-se presidente após a renúncia “voluntária” de Goirigolzarri.
A notícia já tinha sido avançada pelos jornais espanhóis que diziam que José Ignacio Goirigolzarri, presidente do CaixaBank, ia apresentar esta quarta-feira a sua demissão voluntária do Conselho de Administração, segundo o ‘La Vanguardia’.
A demissão foi entretanto comunicada ao mercado, juntamente com o nome do futuro presidente. Embora a saída de Goirigolzarri não seja imediata, haverá um período de transição.
Num comunicado enviado pelo banco à Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários, José Ignacio Goirigolzarri justificou a sua decisão de saída com a nova etapa que o CaixaBank está a abrir, uma vez que a fusão com o Bankia já está totalmente concluída e digerida. O banco apresentará um novo plano estratégico este mês de novembro, uma vez que o atual expira em 2025.
O Conselho reuniu-se hoje para aprovar os resultados do terceiro trimestre que o banco vai apresentar ao mercado esta quinta-feira, bem como o dividendo a distribuir em novembro aos acionistas.
Com as mudanças, Gonzalo Gortázar, CEO do banco, sai reforçado. O banqueiro é CEO do CaixaBank desde 2014, mas com a fusão com o Bankia ganhou ainda mais poderes. Desde 2020 que toma as rédeas do banco e tem o controlo do negócio, embora José Ignacio Goirigolzarri ocupasse uma presidência classificada como executiva, na prática, as funções do banqueiro basco eram muito limitadas, diz o El Economista.
O CaixaBank vai apresentar Plano Estratégico 2025-2027 em meados de novembro.
(atualizada com o comunicado oficial)
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com