A NOS celebra, no final de novembro, três anos desde o lançamento da rede móvel de quinta geração (5G) em Portugal e esta segunda-feira marcou a data com a disponibilização oficial da tecnologia 5G Stand Alone (5G SA), que é considerado o verdadeiro 5G porque fica autónomo das redes anteriores.
Os clientes da NOS que têm equipamentos compatíveis com 5G terão automaticamente acesso a 5G SA, beneficiando então de ultrabaixa latência, maior velocidade de carregamento (upload) e poupança energética, por exemplo. A novidade vai ao encontro do compromisso da operadora de telecomunicações, anunciado no início de 2024. Atualmente, quase um em cada três clientes NOS tem um equipamento 5G e, destes, a maioria (85%) usa a tecnologia recorrentemente.
Há exatamente um ano, a empresa liderada por Miguel Almeida preparava-se para este passo com a arquitetura de dados Core 5G SA. “O lançamento do 5G+ é mais um passo na nossa liderança da quinta geração de redes móveis, que tem sido, ao longo destes três anos, um vetor estratégico para a NOS. Assumimos um compromisso com o país, com a sociedade e a economia, de oferecer a melhor e maior cobertura 5G do país, com mais de 4.700 estações base [4.710] e uma cobertura superior a 99% da população portuguesa”, referiu o Chief Technology and Information Officer da NOS, Jorge Graça.
Nesta primeira fase, o 5G+ fica disponível para os clientes da NOS com um tarifário de dados ilimitados e com um telemóvel compatível com a tecnologia da Xiaomi e Samsung, seguindo-se um alargamento a outros modelos e marcas.
Além deste anúncio, a NOS preparou uma série de iniciativas, entre as quais debates, para comemorar a façanha ao longo deste mês. Já na quarta-feira será lançada a plataforma digital para adotar animais de companhia chamada “Pata à Porta” com o apoio da Animalife. Em causa está um projeto piloto com Realidade Aumentada e 5G para mostrar os animais de estimação de forma mais imersiva e tentar facilitar o processo de adoção.
Daqui a duas semanas, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, será apresentada a aplicação “Futebol para Todos” para pessoas cegas ou com baixa acuidade visual que gostem de futebol. Assim, com tecnologia de espacialização do som, podem interpretar, em tempo real, os momentos mais importantes dos jogos.
“Há três anos, assumimos um compromisso claro no país e na aceleração do 5G, preparando as nossas organizações cada vez mais para o futuro. É com muito orgulho que vemos que todo o nosso investimento e esforço se traduzem em resultados concretos: na velocidade e cobertura da nossa rede, no pioneirismo do lançamento de novas tecnologias, nas parcerias que estabelecemos e nos projetos que lançámos”, destaca Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, acrescentando que está convicto de que esse compromisso contribui “decisivamente” para que a economia portuguesa seja mais competitiva e a transição digital acelere.
Fábrica de cimento da Cimpor é a primeira com rede privada 5G da Vodafone
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com