O volume de negócios na indústria cresceu 2,3% em setembro, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo o gabinete nacional de estatísticas, as vendas para o mercado externo aumentaram 6,4 pontos percentuais (p.p.) para 7,3% no mês em análise, o que contribuiu com 2,6 p.p. para a variação do índice total (0,3 p.p. no mês anterior).
Quanto ao mercado nacional, o índice de vendas caiu 0,6% (-1,7% em agosto), o que representa um contributo de -0,4 p.p. (-1,1 p.p. em agosto).
“Os bens de investimento deram o único contributo positivo para a variação do índice agregado, 4,7 p.p. (0,8 p.p. em agosto), em resultado do crescimento de 28,9% (4,8% no mês anterior)”, destaca o boletim divulgado esta sexta-feira. A divisão de fabricação de veículos automóveis, reboques, semi-reboques e componentes para veículos automóveis sobressai depois de ter passado de um aumento de 0,8% em agosto, para 41,1% no mês em análise.
Passando a uma análise homóloga e nominal, o referido índice “passou de uma diminuição de 0,7% em agosto para um crescimento de 2,3% em setembro”.
“O emprego apresentou uma redução homóloga de 0,2%, resultado idêntico ao observado em agosto. As remunerações e as horas trabalhadas registaram aumentos de 6,6% e 0,5% (6,3% e 0,9% no mês precedente), respetivamente”, acrescenta o mesmo boletim.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com