[weglot_switcher]

EUA/Eleições: Republicanos devem consolidar maioria no Congresso

Até que o futuro dos 23 lugares na câmara baixa do Congresso seja resolvido, os republicanos já têm 212 garantidos, em comparação com os 200 projetados para os democratas, de acordo com a cadeia televisiva CNN.
Donald Trump
Republican presidential candidate and former U.S. President Donald Trump gestures during a campaign rally on March 2 in Richmond, Virginia, U.S. March 2, 2024. REUTERS/Jay Paul
8 Novembro 2024, 15h45

O Partido Republicano está a caminho de obter uma vitória total nas eleições presidenciais e legislativas de terça-feira, devendo consolidar a maioria na Câmara de Representantes, órgão que já controla desde as eleições de 2022.

Até que o futuro dos 23 lugares na câmara baixa do Congresso seja resolvido, os republicanos já têm 212 garantidos, em comparação com os 200 projetados para os democratas, de acordo com a cadeia televisiva CNN.

O Partido Republicano precisa de atingir pelo menos 218 lugares, o que já é dado como certo em Washington.

Os republicanos também têm a vitória garantida no Senado, devendo ocupar pelo menos 52 lugares, mais dois do que necessitam para controlar a câmara alta do Congresso, onde terão também a vantagem de ter um hipotético voto de desempate extra, uma vez que o presidente do Senado é o vice-Presidente do país.

A partir de janeiro, a presidência do Senado será ocupada por J.D. Vance, vice do futuro Presidente Donald Trump, que regressará à Casa Branca em 20 de janeiro, depois de vencer por larga margem a democrata Kamala Harris, atual ‘número dois’ do atual Presidente, Joe Biden.

De acordo com as mais recentes projeções, Trump foi declarado vencedor em cinco dos sete ‘swing states’, os estados mais disputados entre republicanos e democratas, que decidem a eleição.

Nos restantes dois, Arizona e Nevada, o republicano segue destacadamente à frente, esperando-se que seja declarado vencedor nos próximos dias.

O republicano Donald Trump foi eleito o 47.º Presidente dos Estados Unidos, tendo superado os 270 votos necessários no colégio eleitoral, quando ainda decorre o apuramento dos resultados.

Trump segue também à frente da adversária democrata no voto popular, com 50,9% contra os 47,6% de Kamala Harris.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.