Aproxima-se um dos maiores momentos de consumo do ano, a Black Friday, que se realiza no dia 29 de novembro. Este dia vai ser aproveitado por 30% dos consumidores para anteciparem as compras de natal.
O estudo ‘Black Friday 2024’, desenvolvido pelo Portal da Queixa, perspetiva que o número de intenção de compra suba. No entanto, este ano, os consumidores mostram-se mais seletivos e menos impulsivos nas suas compras de produtos com grandes descontos. Uma das principais razões para este maior controlo é o facto de 61% dos consumidores acreditarem que os descontos neste dia não são “genuínos”.
Cerca de 63% dos consumidores revela que vai realizar uma monitorização do preço antes de comprar, de forma a verificar o desconto.
O estudo revela que 37% prevê gastar entre 100 e 300 euros, enquanto apenas 23% perspetiva gastar entre 300 e 500 euros. As categorias mais procuradas mantiveram a tendência no ano passado, com a tecnologia a liderar, seguida de moda e acessórios, e eletrodomésticos e compras para o lar.
As compras online continuam a ganhar terreno, com uma boa parte dos consumidores a optarem por esta forma. No entanto, existem sempre receios associados a este método de aquisição de bens e produtos, nomeadamente as burlas.
Cerca de 47% dos inquiridos admitiu que tinha receio de burlas durante esta altura, apostando apenas na compra em marcas com boa reputação. Já 73% assumem que vão consultar o Portal da Queixa para verificar a reputação das marcas, de forma a evitar futuras fraudes.
Sónia Lage Lourenço, CEO do Portal da Queixa by Consumers Trust, afirma que “o estudo realizado permitiu concluir que o consumidor atual pesquisa e compara antes de comprar, é mais seletivo e não age por impulso em momentos de descontos massivos, como a Black Friday. Verifica-se uma mudança de comportamento, pois a decisão de compra baseia-se cada vez mais na reputação das marcas, uma realidade que tem vindo a sobressair devido ao aumento das burlas online e ao crescimento exponencial do e-commerce”.
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