[weglot_switcher]

Portugueses tencionam gastar mais este ano na Black Friday

Gasto médio estimado em 179 euros, uma subida expressiva (+37%) relativamente a anos anteriores. 57% dos consumidores aderem a esta ocasião promocional para aproveitar descontos e 32% antecipam as compras de Natal.
Reuters / Bobby Yip
14 Novembro 2024, 17h11

A Black Friday, inicialmente celebrada como um dia de grandes promoções a 29 de novembro, evoluiu para um mês inteiro de campanhas, abrangendo tanto as lojas físicas quanto as compras online.

Este ano, as expectativas são altas, com os consumidores portugueses a planearem gastar em média 179 euros, um aumento de 37% em relação a 2023, quando o valor médio era de 131 euros, segundo um estudo do Observador Cetelem.

Cerca de 57% dos portugueses têm intenções de compra nesta Black Friday, com os jovens entre 18 e 24 anos a liderar, apresentando uma taxa de 79%. Lisboa destaca-se como a região com o maior consumo, com um gasto médio previsto de 213 euros, e os consumidores entre 55 e 74 anos são os que planeiam gastar mais, superando os 200 euros.

Além disso, 32% dos inquiridos planeiam antecipar as compras de Natal durante a Black Friday, enquanto 26% pretendem adquirir produtos não relacionados com a época, refletindo uma tendência de diversificação nas compras.

As categorias de produtos mais procuradas incluem vestuário e acessórios, com 54% dos consumidores interessados, seguidos por beleza e cuidados pessoais (34%) e telecomunicações e informática (30%). Esta última categoria, juntamente com os eletrodomésticos (28%), mostra um crescimento na procura.

O inquérito também revela que 45% dos consumidores planeiam realizar compras tanto em lojas físicas quanto online, demonstrando a versatilidade dos consumidores portugueses. Os mais velhos (65-74 anos) preferem as lojas físicas (90%), enquanto os jovens (25-34 anos) tendem a optar pelas compras online (84%).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.