A Unbabel, plataforma portuguesa de Language Operations (LangOps) baseada em Inteligência Artificial, lançou o Widn.AI, uma solução autónoma projetada para prosumers (que se envolvem ativamente na criação e consumo de conteúdo) e empresas que desejam escalar globalmente de forma rápida, direta e económica.
O Widn é alimentado pelo TowerLLM, um LLM multilingue que recentemente superou o GPT, DeepL e Google Translate, conquistando o primeiro lugar em oito de 11 pares de línguas, segundo o WMT, uma autoridade reconhecida em qualidade de tradução.
Esta plataforma visa transformar a forma como as empresas operam, ajudando a economizar tempo, reduzir custos e aumentar a eficiência. Com dois terços da população global online, a procura por conteúdo digital em línguas nativas está em alta.
O Widn vai além da tradução literal, compreendendo o contexto e melhorando o conteúdo para garantir não apenas precisão, mas uma comunicação significativa em várias línguas. Vasco Pedro, fundador e CEO da Unbabel, mostrou-se entusiasmado com o lançamento do Widn.AI. “Este marco resulta de 18 meses de desenvolvimento, criando um LLM de última geração que estabelece um novo padrão para a tradução”, esclareceu.
No comunicado partilhado com a imprensa é realçado que o modelo de IA generativa do Widn.AI é reconhecido pela sua qualidade em diversas áreas, incluindo domínios médico e jurídico, utilizando mais de uma década de dados de alta qualidade.
Nos próximos meses, o Widn focará em atender às crescentes exigências do panorama de conteúdos digitais, comprometendo-se a impulsionar a inovação e a melhoria contínua para capacitar empresas na comunicação global.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com