[weglot_switcher]

Filipa Queiroz Pereira: herdeira do Ritz é destaque em hotelaria

Licenciada em Matemáticas Aplicadas e com percurso em Informática, Filipa Queiroz Pereira teve de agarrar nos negócios de família aquando do morte do pai, em 2018. Desde então que é administradora do Ritz, sendo que antes já estava no conselho de administração da Semapa e da Sodim.
Filipa Queiroz Pereira
Filipa Queiroz Pereira | Direitos Reservados
19 Novembro 2024, 07h30

Filipa Queiroz Pereira foi herdeira de vários negócios do seu pai, o empresário Pedro Queiroz Pereira. Hoje, destaca-se por ser administradora e empresária, concentrando nos negócios que foram divididos entre si e as duas irmãs, Lua e Mafalda.

A filha do falecido empresário Pedro Queiroz Pereira surge em duas listas em simultâneo: na dos mais ricos de Portugal e na portuguesas poderosas dos negócios. No ranking da revista Forbes Portugal, Filipa Queiroz Pereira surge em terceiro lugar na categoria de Turismo, Hotelaria e Vinhos, somando um total de 62 pontos.

A poderosa é atualmente administradora do hotel Ritz Four Season, posição que ocupa desde 2018. Um facto curioso é que Filipa Queiroz Pereira, nascida em 1974, é a terceira geração a gerir o hotel, porque, apesar de se tratar de um ex-libris de Lisboa, o seu avô Manuel Queiroz Pereira esteve na origem da fundação deste que foi o primeiro hotel de luxo em Lisboa.

Licenciada em Matemáticas Aplicadas pela Universidade Lusíada, Filipa Queiroz Pereira fez uma pós-graduação em Sistemas de Informação na Harvard Extension School. Completou também programas para executivos na Insead, na London Business School, na Harvard Business School e na norte-americana Singularity University.

Desde 2014 que é administradora da Sodim, empresa controladora da Semapa, integra o conselho de administração da Semapa e ainda do Hotel Ritz.

Ao lado das irmãs Lua e Mafalda, ambas mais novas, detêm mais de 83% dos direitos de voto na Semapa e 70% na Navigator. Estão as três no conselho de administração da Semapa, dona da papeleira Navigator (também cotada em bolsa) e da cimenteira Secil, todas em posições não executivas.

Neste perfil de Filipa Queiroz Pereira, importa lembrar que as três irmãs herdaram uma fortuna de 779 milhões de euros em 2018, após a morte inesperada do empresário em Ibiza. Pedro Queiroz Pereira era, à data, o sétimo homem mais rico de Portugal. Dados mais recentes da Forbes Portugal, datados de 2023, colocavam nas mãos das herdeiras Queiroz Pereira uma fortuna total de 864 milhões de euros, ocupando a 15ª posição do ranking dos mais ricos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.