A descida da taxa de IVA na construção é vista como fundamental para estimular o investimento privado. Quem é o diz é Manuel Reis Campos, presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), em declarações ao JE, considerando que esta medida é importante para “contrariar o aumento dos custos da mão de obra, das matérias-primas, da energia e dos materiais de construção, bem como fomentar a acessibilidade e a oferta de casas no mercado”.
O presidente da AICCOPN aponta também para uma descida na carga fiscal nos setores da construção e imobiliário, através da eliminação de impostos como o AIMI, inicialmente introduzido como temporário, mas que se tornou permanente.
“Propõe-se, ainda, o alargamento dos prazos de isenção de IMI e IMT, uma atualização extraordinária das tabelas de IMT para refletir a evolução do valor da habitação e a redução de encargos indiretos que influenciam o preço final da habitação, como os custos associados ao licenciamento municipal, entre outros”, sublinha Reis Campos.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com