O Grupo BEI – que inclui o Banco Europeu de Investimento (BEI) e o Fundo Europeu de Investimento (FEI) – assinou uma titularização com o Santander para apoiar novos investimentos em eficiência energética em Portugal no valor de 183 milhões de euros.
A operação centrar-se-á na renovação de edifícios existentes para melhorar a sua eficiência energética, bem como na construção de novos edifícios que cumpram elevados padrões de eficiência energética. Este acordo baseia-se no sucesso de uma transação semelhante assinada entre as partes em 2023.
No âmbito do novo acordo, o Grupo BEI concederá ao Santander uma garantia não financiada de 91,6 milhões, permitindo a este último conceder 183 milhões, ou seja, o dobro desse valor, em novos financiamentos para hipotecas verdes. Os beneficiários deste apoio serão os particulares, as associações de proprietários, as PME e as Mid-caps.
Os projetos incluídos nesta operação beneficiarão de condições competitivas de financiamento, com o objetivo de reduzir as emissões de CO₂, melhorar a qualidade do ar e promover a resiliência climática. Os investimentos podem ir até 25 milhões, com um financiamento máximo de 12,5 milhões de euros por projeto e um prazo mínimo de dois anos.
“Esta parceria ajudará a aumentar o financiamento de habitações energeticamente eficientes em Portugal, em consonância com o nosso compromisso enquanto banco europeu do clima de fazer mais neste domínio”, sublinhou o Director-General do BEI e Head of EU Lending and Advisory, Jean-Christophe Laloux.
O Santander está também atualmente a beneficiar de apoio consultivo no âmbito do mecanismo Green Gateway do BEI, centrado na procura, avaliação e informação sobre projetos ecológicos.
Amílcar Lourenço, Administrador Executivo do Santander em Portugal, enfatizou esta nova parceria com o Grupo BEI, que “representa bem o papel fundamental que o banco quer ter junto dos seus clientes – particulares e empresas – no financiamento e na disponibilização das melhores soluções para as suas necessidades, neste caso dando mais um passo no caminho para a transição climática”.
Esta operação contribui para a transição energética em Portugal “através do compromisso assumido pelo Santander de financiar novos investimentos em eficiência energética”.
Contribui também para um mercado de titularização mais forte, em conformidade com os objetivos de poupança e do investimento da União”, afirmou Alessandro Tappi, Diretor de Investimentos do FEI.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com