A Nova School of Business & Economics (Nova SBE) conquista a melhor posição de sempre – 18.ª – de uma escola portuguesa no ranking do Financial Times Best European Business Schools 2024, cujos resultados são divulgados ao primeiro minuto desta segunda-feira, 2 de dezembro.
Outra novidade relevante desta edição é a entrada da Católica Porto Business School no seleto grupo das melhores escolas de negócios europeias. A performance da CPBS eleva para seis o número de instituições portuguesas no chamado ranking dos rankings, elaborado com base na agregação de quatro rankings já divulgados: Mestrado em Gestão, Formação de Executivos Programas Abertos e Programas Customizados e MBA.
A CATÓLICA-LISBON, a Universidade do Porto através da FEP/PBS, o ISCTE e o ISEG são as outras quatro escolas portuguesas, num ranking dominado pelas francesas. Nada menos do que 27 business schools gaulesas figuram no top-100, incluindo a líder – INSEAD, e a segunda classificada – HEC Paris.
NOVA SBE
O 18.º lugar da Nova School of Business and Economics (Nova SBE) no Top 100 europeu representa uma subida de três posições na classificação global face ao ano anterior, reforça a liderança nacional e consolida a Nova SBE como uma referência no panorama das escolas de negócios na Europa. Este desempenho reflete as posições de destaque alcançadas nos rankings específicos: 7.º lugar com o Mestrado Internacional em Gestão, 11.º lugar com os programas customizados de Formação de Executivos, 24.º lugar com o Lisbon MBA, 26.º lugar com os programas abertos de Formação de Executivos e 28.º lugar com o Lisbon MBA Executive.
Estes resultados foram determinantes para a posição histórica agora alcançada. “Voltamos a fazer história ao entrar pela primeira vez no top 20 deste ranking. Esta conquista deixa-nos muito orgulhosos e conscientes de que estamos no caminho certo para elevar a qualidade do ensino superior, não apenas em Portugal, mas também a nível global”, afirma Pedro Oliveira, dean da NOVA SBE.
“O nosso compromisso com a excelência académica e o desenvolvimento de talento para contextos empresariais internacionais tem-se revelado uma aposta ganha, posicionando a Nova SBE como um parceiro estratégico de referência e um pilar essencial do ensino superior em Portugal e na Europa, estando entre escolas que tanto respeitamos como o INSEAD e a London Business School, entre outras”, salienta.
CATÓLICA PORTO BUSINESS SCHOOL
É a grande novidade. A Católica Porto Business School figura pela primeira vez no ranking das 100 melhores Escolas de Negócios da Europa. A integração no Financial Times European Business School Rankings – 2024 soma-se à tripla acreditação internacional da EQUIS, AMBA e AACSB, o que reforça o posicionamento da Escola ao nível do ensino, da investigação e do seu impacto na sociedade.
“A integração da Católica Porto Business School neste ranking tão prestigiado é o reconhecimento de todo o trabalho que temos vindo a fazer no reforço da oferta formativa e nos cursos executivos internacionais, mas também na qualidade das parcerias que nos permitem alavancar a excelência da nossa Faculdade,” afirma João Pinto, diretor da Católica Porto Business School, acrescentando “temos também feito uma grande aposta na atração de talento e na interligação entre o ensino, a investigação e a inovação.”
Segundo Paulo Alves, vice-dean para a área da Qualidade e das Acreditações da Católica Porto Business School, “alguns dos fatores que contribuíram para estarmos neste ranking foram a elevada progressão salarial dos nossos graduados – por exemplo, os alunos que completaram o mestrado em gestão registaram um aumento salarial de 86% nos anos seguintes à conclusão-, mas também o equilíbrio de género do nosso corpo docente.”
De realçar, a classificação de alguns dos principais parceiros internacionais da Católica Porto Business School, nomeadamente no âmbito dos Mestrados (Double Degrees), do MBA Executivo e dos Programas de Formação Executiva, como a ESADE (Espanha); a Neoma e a Kedge (França), a WU – Vienna University of Economics and Business (Áustria); a Luiss (Itália), a Aston e Lancaster (Reino Unido).
CATÓLICA-LISBON
A Católica Lisbon School of Business & Economics foi a primeira business school portuguesa a integrar este ranking e nele figura de forma consistente em posições cimeiras desde 2012. Este ano ocupa a 22ª posição, a mesma do ano passado, que é simultaneamente a melhor posição de sempre neste grupo de escolas líderes. Em apenas quatro anos, a Escola subiu 10 lugares – do 32.º para o 22.º lugar.
Filipe Santos, dean da Escola, explica a conistência dos resultados: “É um testemunho do talento e dedicação dos nossos estudantes, alumni, corpo docente e staff. A CATÓLICA-LISBON, é hoje um hub de atração de talento de docentes e alunos de nível mundial, um gerador de conhecimento de ponta em economia e gestão, e uma rampa de lançamento para carreiras de sucesso com verdadeiro impacto na sociedade.
O dean dá os parabéns à escola irmã, Católica Porto Business School e à Universidade Católica Portuguesa, que “celebra não apenas o facto de ter duas escolas de negócios entre as melhores da Europa, mas também o reconhecimento como Universidade Mais Empreendedora de Portugal, atribuído pela Start-up Portugal no Web Summit”. Filipe Santos alarga as felicitações a Portugal, que inclui nestes meandros nada menos do que seis escolas de negócios. “Deve ser motivo de satisfação para todos os portugueses e sinal da qualidade da formação em Gestão em Portugal. É um orgulho para a CATÓLICA-LISBON ter sido pioneira e líder deste processo de internacionalização das business schools”.
Universidade do Porto PBS/FEP
Faculdade de Economia do Porto e Porto Business School garantem à Universidade do Porto um lugar no grupo das melhores escolas de negócio europeias, pelo 13º ano consecutivo. Em 20125, a Universidade escalou 14 posições, ascendendo ao 39º lugar, na que foi a quarta maior subida do ranking Financial Times European Business Schools. A justificar esta subida estão os resultados da Porto Business School, nas categorias de Executive Education, onde ocupa a 33ª nos programas Custom e a 28ª posição em Open. No Executive MBA, a Escola mantém a 56ª posição e no International MBA é 39ª. Por sua vez, o Master in Management, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, ocupa a 57ª posição.
“Estamos muito satisfeitos com estes resultados, que nos colocam entre as quatro escolas de negócios com maior subida de posições no ranking do Financial Times, que avaliou 100 instituições. Este reconhecimento reforça a nossa motivação para continuar a desenvolver soluções formativas inovadoras, alinhadas com as exigências do mercado global”, salienta José Esteves, dean da Porto Business School.
Para Óscar Afonso, diretor da Faculdade de Economia do Porto (FEP), este reconhecimento “destaca o nosso compromisso com a excelência académica, a inovação e o impacto global. Reflete o esforço coletivo de estudantes, docentes, colaboradores e alumni, bem como a sólida ligação aos stakeholders. Esta conquista inspira-nos a continuar a formar líderes, enfrentar os desafios globais e consolidar a FEP como uma referência de ensino e investigação, tanto a nível nacional como internacional”.
ISCTE
O Ranking Financial Times 2024 posiciona a Escola de Gestão do Iscte no Top 50 das melhores da Europa. “O resultado foi, em novo ano, muito bom. Sentimos orgulho por termos ajudado novamente a nossa Escola de Gestão a subir no ranking e a posicionar-se entre as melhores”, congratula-se José Crespo de Carvalho, presidente do Iscte Executive Education.
“No âmbito do que nos compete fazer, já tínhamos posicionado o Iscte Executive Education no Top 50 do mundo (combinando corporate e open programs) em Financial Times, assim como já tínhamos posicionado o nosso Executive MBA no top 100 do mundo em Financial Times. Isto dito, estamos a ajudar a nossa Escola a crescer e posicionar-se melhor em rankings. Assim, a nossa Escola de Gestão sobe e afirma-se, novamente, no ranking europeu como estando entre as 50 melhores escolas de Gestão da Europa (relembra-se que na Europa existem cerca de 3.000 escolas de gestão e no mundo cerca de 13.000 escolas de gestão)”, enquadra José Crespo de Carvalho.
O presidente do Iscte Executive Education enaltece os resultados alcançados pelas instituições de ensino nacionais que integram o ranking, referindo que “porque sempre temos os olhos nos nossos concorrentes, damos-lhes os parabéns e congratulamo-nos por, pela primeira vez, Portugal ter seis, e não as habituais cinco, Escolas de Gestão nacionais no ranking de Escolas de Gestão da Europa. Isso é muito bom para Portugal”.
“Contribuir para que a nossa Escola esteja entre as 50 primeiras da Europa é, para nós, Iscte Executive Education, o melhor apoio e contributo que podemos dar. Consideramos, pois, que o objetivo foi cumprido e que fizemos jus à qualidade que a formação de executivos tem junto do mercado interno e internacional para ajudar a conseguir este lugar para a Escola como um todo. Finalmente, uma palavra de agradecimento muito merecida para todas as empresas e participantes de formação de executivos que, ano após ano, confiam em nós e nos tornam sempre melhores”, conclui.
ISEG
O ISEG – Lisbon School of Economics and Management é, pelo terceiro ano consecutivo, reconhecido no prestigiado Financial Times European Business Schools Ranking 2024. Esta distinção coloca-o no restrito grupo das melhores escolas de negócios da Europa, reafirmando o seu compromisso com a formação de excelência e a criação de impacto em líderes, empresas e comunidades.
“Este reconhecimento é, essencialmente, a confirmação da qualidade de uma oferta que tem vindo a atrair os melhores alunos, em Portugal e um pouco por todo o mundo. Isto só é possível graças aos nossos alunos, docentes, parceiros e alumni que nos ajudam diariamente a construir este caminho”, afirma João Duque, presidente do ISEG.
Este resultado , salienta, reflete o “esforço contínuo de inovação e a qualidade académica” que têm marcado a história do ISEG, numa escola que combina tradição e modernidade para “formar líderes preparados para os desafios de um mundo global e em constante transformação”.
João Duque destaca ainda o desempenho do país: “É grato verificar que Portugal, este ano pela primeira vez com seis Escolas no ranking, continua a afirmar-se como um notável hub no ensino de Gestão”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com