O grupo líder mundial em vendas de roupa a retalho está a cair 6,23% na bolsa de Madrid, após apresentar contas de fevereiro a outubro. Apesar da subida homóloga nas contas, a deceção dos mercados é evidente, em função das expetativas que existiam.
A Inditex detém marcas como Zara, Bershka, Massimo Dutti ou Pull & Bear e registou lucros de 4.449 milhões de euros nos primeiros nove meses do exercício fiscal em curso (fevereiro a outubro), mais 8,5% do que em 2023. Os resultados foram divulgados na manhã desta quarta-feira.
Isolando o terceiro trimestre (agosto a outubro), os lucros ascenderam a 1.681 milhões de euros e perfazem um acréscimo homólogo de 10,5%.
As expetativas dos mercados apontavam a aumentos mais expressivos, depois de o grupo ter alcançado o melhor exercício fiscal da sua história em 2023. Naquele ano, registou lucros na ordem de 5.381 milhões de euros de lucros, mais 30,3% do que no ano anterior.
Na sequência, a cotação de mercado do grupo atingiu um máximo histórico na passada quinta-feira, quando as ações chegaram a ser negociadas pela primeira vez acima dos 56 euros. Por esta altura, os mesmos títulos estão a rondar os 51,29 euros nas negociações.
De resto, a queda arrasta para o ‘vermelho’ o índice de referência da bolsa de Madrid. O IBEX 35 está a recuar 1,18% a meio da sessão.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com