O Banco Nacional Suíço cortou na quinta-feira a sua taxa básica de juros em 50 pontos-base, superando as expectativas de um corte menor durante uma disputa contínua com inflação e um franco suíço forte, segundo a “CNBC”.
A medida leva a taxa principal do banco para 0,5%. Mais de 85% dos economistas consultados previam que o banco implementasse um corte menor, de 25 pontos-base.
A Suíça tornou-se a primeira grande economia a reduzir as suas rédeas na política monetária em março, implementando quatro reduções este ano na luta para domar a valorização da moeda nacional e as quedas nos preços ao consumidor.
“A pressão inflacionária subjacente diminuiu novamente neste trimestre. A flexibilização da política monetária do SNB hoje leva em consideração esse desenvolvimento”, disse o banco, na quinta-feira, após sua primeira reunião com o novo presidente Martin Schlegel.
“O SNB continuará monitorando a situação de perto e ajustará sua política monetária, se necessário, para garantir que a inflação permaneça dentro da faixa consistente com a estabilidade de preços no médio prazo”, acrescentou.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com