A Indumape notificou a Autoridade da Concorrência do controlo exclusivo sobre a GL International Food, empresa que, através da marca Sonatural, está ativa na comercialização de sumos naturais; e, através da marca Snock, está ativa na comercialização de refeições prontas refrigeradas, como saladas, sandes, hambúrgueres e wraps.
A Indumape é o maior transformador de fruta portuguesa, com recolha a nível nacional, exportando cerca de 80% da sua produção.
A Autoridade da Concorrência recebeu, em 21 de novembro de 2024, uma notificação prévia desta aquisição e já tomou a decisão 1ª fase que é de não oposição na operação de concentração Indumape/GL Food.
Tal como o Jornal Económico noticiou, a GL/Sonatural, referência na área alimentar e que está presente nos Estados Unidos, esteve para ser vendida em 80% ao fundo de capital de risco Core Consolidar, gerido pela Core Capital, mas ao fim de sete meses de negociações exclusivas o negócio caiu.
O fundo tentou negociar com os bancos credores (BCP, BPI, Novobanco, CGD e EuroBic) mas não conseguiu o aval dos bancos a uma reestruturação da dívida que soma 12,9 milhões de euros. Os bancos consideram a proposta do fundo “desequilibrada”. O fundo propunha-se a injetar cerca de 10 milhões de euros.
Na altura, fim de agosto, os acionistas da empresa, Rita Salgado e Douglas Gilman, avançaram com um Processo Especial de Revitalização (PER), que teve o apoio dos bancos.
Mas com a venda à Indumape, sediada no concelho de Pombal, é previsível que seja posto um ponto final aos problemas financeiros da empresa que surgiram durante a pandemia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com