[weglot_switcher]

IPO em Angola movimentam 17,2 milhões de euros

Três ofertas públicas iniciais dinamizaram o mercado de capitais angolano este ano, incluindo a Bodiva, que ganhou 1.869 novos acionistas. A venda de títulos em moeda estrangeira também foi um sucesso.
Photographer: Simon Dawson/Bloomberg
13 Dezembro 2024, 14h00

Foram 16,6 mil milhões de kwanzas (cerca de 17,2 milhões de euros) arrecadados pelas empresas ENSA Seguros, Bodiva [Bolsa de Dívida e Valores de Angola] e da petrolífera ACREP, como resultado das respetivas operações de ofertas públicas iniciais (IPO, na sigla inglesa) de ações realizadas no ano em curso.

Os dados foram avançados, em exclusivo, pelo presidente da comissão executiva da Bodiva, Walter Pacheco, quando antecipava o balanço síntese das realizações da empresa no ano que está prestes a terminar, em que realçou também a venda de títulos em moeda estrangeira via bolsa, denominada “Operação Kissonde”, cujo montante encaixado se fixou em 425 mil milhões de kwanzas (442,6 milhões de euros).

A nível do mercado secundário, face a 2023, o destaque vai para um aumento do número de negócios na ordem dos 60% e o crescimento da capitalização de mercado em cerca de 22%. De acordo com o PCE da Bodiva, foi ainda verificado um aumento de 11,8% do número de contas de custódia, que no fundo representa o aumento do número de potenciais investidores nos mercados Bodiva. “Estes números demonstram que os mercados geridos pela Bodiva estão numa trajetória positiva e sustentável”, enfatizou Walter Pacheco.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.