A bolsa de Lisboa segue no meio sessão, desta sexta-feira, em terreno negativo a perder 0,75% para 6.244,18 pontos alinhada com as congéneres europeias.
A liderar as perdas está EDP Renováveis a recuar 2,28% para 9,43 euros, seguida do BCP a ceder 1,64% para 0,4450 euros e a EDP a desvalorizar 1,12% para 3.084 euros. Por outro lado, os CTT somam 3,48% para 5,35 euros e a Corticeira Amorim ganho 0,88% para 8,02 euros.
No que diz respeito às congéneres europeias, o alemão DAX perde 1,44%, o espanhol IBEX 35 cede 0,87%, o francês CAC 40 recua 1,11% e o britânico FTSE 100 devaloriza 0,94%.
Segundo o analista de mercados do Millenium Ramiro Loureiro “os mercados europeus mantêm a tendência de correção esta manhã, com os índices a recuarem mais de 1% na sua generalidade, com perdas a atravessarem a grande maioria dos setores”.
“O Farmacêutico é quem mais recua, pressionado pelo tombo da Novo Nordisk, que só hoje perdeu cerca de 120 mil milhões de dólares em capitalização de mercado, depois de ter anunciado uma eficácia aquém do esperado no seu tratamento para perda de peso. A Banca e os Recursos Naturais seguem entre as maiores correções, devido ao seu caráter mais cíclico”, sublinhou.
Sobre o índice nacional, o especialista sublinhou que “é derrubado pelos ventos europeus, com o grupo EDP a pesar, depois da EDPR ter anunciado que irá abandonar dois projetos eólicos na Colômbia, que resultarão em imparidades significativas no quarto trimestre deste ano. Já Navigator é dos poucos títulos a negociar em território positivo, depois de ter comunicado distribuição antecipada de dividendo. Quem mantém a tendência de alta são os CTT, que ontem revelaram uma parceria com a DH”L.
“Daqui a pouco, pelas 13h30m de Lisboa, os investidores irão estar atentos ao deflator de preços nos EUA, uma medida de inflação apreciada pela FED, podendo impactar o sentimento em Wall Street”, avisou o especialista.
Ramiro Loureiro destacou igualmente que hoje é também triple witching day nos EUA, dia de vencimento trimestral simultâneo de opções e futuros sobre índices de ações, o que pode trazer volatilidade adicional e justificar maior volume de negociação. Última nota para o risco de uma paralisação parcial do Governo norte-americano já a partir deste próximo sábado, com o Congresso num impasse para aprovação do orçamento, depois da Câmara dos Representantes ter rejeitado na última noite um plano proposto pelo presidente eleito Donald Trump para suspender o teto de dívida nacional”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com