A Brisa também vai fazer um ajuste às portagens que explora, guiando-se pela taxa de inflação que Portugal registou. A Lusoponte já tinha admitido também aumentar o preço das portagens das duas pontes sobre o Tejo.
Em comunicado, a Brisa revela que 44% das taxas de portagem aplicadas a veículos de Classe 1 se vão manter inalteradas no próximo ano, ainda que a sua rede registe uma atualização de 2,21%.
“Também em 2025 existem casos de taxas de portagem que apresentam uma variação inferior à média ou mesmo nula, sendo que, noutros casos, as taxas de portagem apresentam uma variação superior à média, por não terem sido objeto de atualização em anos anteriores”, lê-se no comunicado.
Assim sendo, a Brisa revela que vai atualizar os valores pagos em 52 das 93 portagens que explora. Há três auto-estradas de longa distância e 11 de percursos urbanos em que o valor vai aumentar.
Percursos | Atualização (em cêntimos) | Valor total a pagar |
A2/A6 – Marateca/Caia | 0,35 | 15,05 |
A1 – Lisboa/Porto | 0,70 | 24,60 |
A2 – Lisboa/Algarve | 0,60 | 23,30 |
Percursos | Atualização (em cêntimos) | Valor total a pagar |
A5 – Lisboa/Cascais | 1,50 | |
A5 – Lisboa/Oeiras | 0,05 | 0,40 |
A9 – CREL | 0,15 | 3,70 |
A3 – Porto/Valença | 0,20 | 9,95 |
A4 – Porto/Amarante | 0,25 | 4,70 |
A1 – Sublanço de Alverca (A1/A9)/Vila Franca de Xira II | 0,05 | 0,50 |
A1 – Sublanço Vila Franca de Xira II/Vila Franca de Xira I | 0,25 | |
A1 – Sublanço Espinho (IC24)/Carvalhos | 0,70 | |
A2 – Sublanço Fogueteiro/Coina | 0,85 | |
A3 – Sublanço Maia/Santo Tirso | 0,05 | 1,15 |
A4 – Sublanço Ermesinde/Valongo | 0,05 | 0,40 |
A Brisa está a prever investir 64 milhões de euros na rede concessionária no próximo ano.
“As principais obras de manutenção a realizar no novo ano [2025] vão abranger auto-estradas em todo o país, com obras de beneficiação em pavimentos e reabilitação de viadutos e taludes, entre outros trabalhos”, indica a empresa.
Por exemplo, a A1 e A4 vão sofrer obras que visam “melhorar a mobilidade nas ligações à rede viária exterior, em dois nós de ligação”. Já algumas áreas de serviço da A1 e A2 – as duas principais auto-estradas de Portugal – vão ver ser ampliada a capacidade de parqueamento de viaturas ligeiras, sendo ainda reforçada a oferta de postos de carregamento de veículos elétricos, onde se tem verificado procura elevada.
Ponte 25 de Abril (2024) | Aumento (em cêntimos) | Ponte 25 de Abril (2025) | Ponte Vasco da Gama (2024) | Aumento (em cêntimos) | Ponte Vasco da Gama (2025) | |
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Classe 1 | 2,10 | 0,05 | 2,15 | 3,20 | 0,05 | 3,25 |
Classe 2 | 4,60 | 0,10 | 4,70 | 7,15 | 0,15 | 7,30 |
Classe 3 | 6,20 | 0,10 | 6,30 | 10,55 | 0,20 | 10,75 |
Classe 4 | 8,05 | 0,15 | 8,20 | 13,55 | 0,25 | 13,80 |
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