O SESARAM adquiriu um esterilizador de baixa temperatura para ser utilizado na “desinfeção de materiais termossensíveis, os quais exigem processos especializados de desinfeção e esterilização que não utilizem vapor ou calor excessivo”.
O Serviço Regional de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM), investiu 99 mil euros na aquisição de um esterilizador de baixa temperatura para ser utilizado na “desinfeção de materiais termossensíveis, os quais exigem processos especializados de desinfeção e esterilização que não utilizem vapor ou calor excessivo”.
As verbas para a aquisição deste equipamento vieram da União Europeia, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“A esterilização a baixa temperatura permite prolongar a vida útil dos dispositivos médicos mais sensíveis e melhorar o tempo de resposta no processo de esterilização. Neste grupo de produtos termossensíveis estão as lentes do Robô DaVinci, adquirido pelo SESARAM no ano passado”, salientou o
serviço de saúde da Região Autónoma.
O esterilizador STERRAD™ 100NX vai ficar a cargo da Central de Esterilização, um serviço que é dirigido pelo enfermeiro gestor, Luís Jardim e sob coordenação das Direções Técnicas do SESARAM, “que é responsável por proceder à lavagem e esterilização dos dispositivos médicos do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira.