A pressão nas urgências hospitalares no Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem vindo a intensificar-se nas últimas semanas, causando um aumento das reclamações dos utentes no Portal da Queixa. Só em seis meses foram registadas mais de 300 queixas relacionadas com o SNS.
A insatisfação dos utentes com as urgências no SNS tem vindo a aumentar no Portal da Queixa, tendo sido detetado um aumento de 11% no número de reclamações registadas na primeira semana do novo ano.
Entre os principais motivos para as reclamações destacam-se o tempo de espera, sendo que, em média, ronda as seis horas, motivando 44,8% das queixas. O mau atendimento é outro fator, que motiva 27,9% dos casos, já a dificuldade na realização de contactos de apoio gera 5,4% das reclamações e a falta de informação no acompanhamento médico origina 5,1%. A falta de médicos também motiva 1,4% das queixas.
O hospital mais visado nestas queixas é o Beatriz Ângelo, em Loures, sendo alvo de 7,8% dos problemas reportados pelos utentes nas urgências, seguido do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos e do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, ambos com 5,8%.
Segundo o ranking dos mais visados, o Centro Hospitalar e Universitário de São João, no Porto, encontra-se no nono lugar, com 3,9%, e o Hospital Garcia da Orta, em Almada, ocupa o 10º lugar, com 3,8% das queixas.
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