As empresas portuguesas vão registar um novo aumento dos custos com os planos de saúde em 2024, que segundo o Global Medical Trend Rates Report, da Aon, se deverá situar nos 10%, sendo um aumento de 3% face ao ano anterior.
A pressão inflacionária e a instabilidade macroeconómica mundial vão persistir, o que leva o relatório a estimar que os custos com os planos de saúde das empresas alcancem a barreira dos dois dígitos.
“Em Portugal prevê-se que o aumento da taxa dos custos com planos de saúde seja de 10%, comparando com os 7% (média anual) registados no ano anterior. A nível global a tendência é também de crescimento, fixando-se nos 10,1%, face aos 9,2% registados em 2023, sendo este o valor mais alto desde 2015”, lê-se no relatório.
Cada vez mais as empresas demonstram uma preocupação com os custos de saúde e bem-estar, e procuram fazer face a este aumento com a implementação de medidas de mitigação deste risco.
Rita Silva, senior associate em HR Solutions da Aon Portugal, afirma que “temos vindo a assistir a um aumento dos custos com os planos de saúde para as empresas e 2024 não será exceção. A instabilidade macroeconómica mundial é um dos fatores a ter em conta, mas não é o único a impactar esta subida, que naturalmente traz um desafio acrescido para as empresas”.
“De forma a atenuar estes aumentos, as organizações estão a procurar implementar programas de saúde e bem-estar numa perspetiva de prevenção incluindo: check-ups regulares, programas de nutrição, literacia para o bem-estar, programas de incentivos (gamification), programas de cessação tabágica”, revela a senior associate.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com