O PS lamentou o desinvestimento que tem sido feito nos cuidados primários na Madeira. Os socialistas denunciaram o corte de 12 milhões de euros, a redução em 283 mil consultas nos centros de saúde, e criticaram ainda a lógica hospitalocêntrica que tem diminuído substancialmente as respostas que os serviços podem dar ao utente.
Este desinvestimento nos cuidados primários tem afectado os utentes e os profissionais de saúde, disse Mafalda Gonçalves, deputada do PS Madeira.
“Prova disso foi o abaixo-assinado que foi subscrito por 99 médicos dos centros de saúde da nossa Região, que não só fazem o diagnóstico do estado da saúde ao nível dos cuidados primários, como apontam soluções e põem a nu a má gestão de recursos que existe na saúde na nossa Região”, afirma.
Nesse sentido a socialista defende “um maior investimento” nos cuidados primários que permita dar uma resposta mais próxima à necessidades dos utentes, e que rentabilize as estruturas que já existem e que nalgumas situações estão “bastante subaproveitadas”.
Mafalda Gonçalves vincou ainda que se existe áreas que tem de ser uma prioridade na governação é a saúde.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com