A Comissão Europeia está preocupada com os desafios que o envelhecimento da população está a colocar na sustentabilidade das finanças públicas em 21 países da União Europeia, incluindo Portugal.
“Uma população a envelhecer confronta muitos estados-membros com o desafio de assegurar a sustentabilidade das suas finanças públicas”, começa por destacar a Comissão Europeia numa análise publicada esta quarta-feira, 27 de fevereiro.
“Na última década, progressos significativos foram feitos em endereçar o aumento projeto dos custos das pensões. Contudo, o aumento da longevidade e a reforma da geração baby boom [pessoas nascidas entre meados da década de 40 e meados da década de 60] resultam em consideráveis aumentos previstos em despesas relacionadas com o aumento da idade em 21 estados-membros que enfrenatam riscos médios ou elevados de sustentabilidade orçamental. Isto pode ter um impacto na adequação futuras das reformas”, pode-ser ler no pacote de inverno do semestre europeu.
“Medidas que aumentam as despesas com as reformas foram introduzidas ou estão a ser planeadas na Alemanha, Espanha e Portugal”, destaca Bruxelas.
A Comissão Europeia destaca que o progresso para assegurar a sustentabilidade orçamental dos cuidados de saúde e de cuidados parece ser “lento”.
“As atuais reformas em alguns estados-membros tendem a ser parciais ou devem combinar melhor os objetivos da sustentabilidade orçamental com a acessibilidade e eficácia dos cuidados”, conclui Bruxelas no seu relatório.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com