[weglot_switcher]

É impossível ficar indiferente perante um Turner

Passam 250 anos sobre o aniversário de Joseph Mallord William Turner, ou simplesmente Turner, cujo génio, ousadia e talento o inscreveram na História da Arte como um dos maiores pintores britânicos.
2 Fevereiro 2025, 08h00

Joseph Mallord William Turner tem o seu rosto estampado nas notas de 20 libras, é nome de um dos mais prestigiados prémios de artes visuais do Reino Unido, The Turner Prize, e já chegou ao grande ecrã pela mão do realizador britânico Mike Leigh. Ao longo deste ano, o artista nascido a 23 de abril de 1775, em Covent Garden, Londres, será objeto de inúmeras iniciativas mundo fora, que vão do Connecticut, nos EUA a Xangai, passando obviamente pela capital britânica.

Londres, Edimburgo, Leeds, Manchester, Liverpool, Norwich, Bath e Sussex vão exibir a sua obra. Estão também previstos lançamentos de vários livros, filmes e conteúdos digitais: o site da Tate apresentará um catálogo completo dos 37.500 esboços e aguarelas de Turner, enquanto a Tate Britain acolhe “Turner and Constable” de novembro de 2025 a abril 2026.

A BBC tem na calha um documentário e a cinebiografia realizada em 2014 pelo cineasta Mike Leigh, “Mr. Turner”, estará em destaque no BFI Southbank. O artista será ainda o tema central de uma conferência internacional na Tate Britain e de uma cimeira na Turner Contemporary sobre a ligação entre arte e natureza.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.