[weglot_switcher]

EUA deportam 119 pessoas para o Panamá

O primeiro voo saído dos Estados Unidos, na quarta-feira, incluiu pessoas do Afeganistão, China, Índia, Irão, Nepal, Paquistão, Sri Lanka, Turquia, Uzbequistão e Vietname, e existe a expetativa que brevemente cheguem mais dois voos ao Panamá de pessoas deportadas dos Estados Unidos.
Trump
14 Fevereiro 2025, 12h15

Os Estados Unidos deportaram para o Panamá 119 pessoas como parte do acordo que existia entre os dois países, avança esta sexta-feira a agência noticiosa Reuters.

O primeiro voo saído dos Estados Unidos, na quarta-feira, incluiu pessoas do Afeganistão, China, Índia, Irão, Nepal, Paquistão, Sri Lanka, Turquia, Uzbequistão e Vietname, e existe a expetativa que brevemente cheguem mais dois voos ao Panamá de pessoas deportadas dos Estados Unidos, como confirmou o presidente panamiano, Jose Raul Mulino.
A agência noticiosa diz ainda que após conversações entre o Panamá e o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, o presidente panamiano deixou claro que a soberania relativamente ao canal do Panamá não está aberta a discussão.
Na semana passada, Marco Rubio referiu que os Estados Unidos tinham a expetativa de que fossem removidas as taxas cobradas a navios norte-americanos, no canal panamiano. O governante norte-americano acrescentou, citado pela CNN, que num cenário em que os Estados Unidos sejam obrigados a proteger o canal do Panamá, se este estiver sob ataque, seria “absurdo” serem cobradas taxas para transitar numa zona que os Estados Unidos “seriam obrigados a proteger num tempo de conflito”.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.