[weglot_switcher]

Portugal é 11º maior beneficiário de financiamento do BEI

Portugal recebeu, em 2024, mais de 2.100 milhões de euros em apoios do BEI, o equivalente a 0,7% do PIB e mais do triplo do financiamento à Irlanda.
14 Fevereiro 2025, 11h39

Portugal beneficiou, no ano passado, de mais de 2.100 milhões de euros de apoio do grupo Banco Europeu de Investimento (BEI), mais do triplo do financiamento à Irlanda. Ajuda do banco em garantias e empréstimos equivaleu a 0,7% do PIB nacional, colocando o país entre os principais beneficiários do apoio do BEI, ex aequo com Bélgica e Dinamarca e à frente da Suécia, Áustria e Irlanda.

Segundo o relatório de atividades da entidade referente a 2024, que inclui o banco em si e o Fundo Europeu de Investimento (FEI), o montante de financiamento a Portugal mantém-se na fasquia dos 2.100 milhões de euros face aos números de 2023, ano em que os apoios apresentaram 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB) e colocou o país entre os sete principais beneficiários do apoio do Grupo BEI em termos de PIB.

Cerca de metade desse montante de apoios do BEI a Portugal têm sido canalizados para pequenas empresas e empresas de média capitalização (‘midcaps’), bem como para a energia sustentável, os recursos naturais, as tecnologias digitais, a inovação e as regiões de coesão.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.