[weglot_switcher]

Indaqua reforça presença no mercado espanhol com aquisição da Hidrogestión

A empresa liderada por Pedro Perdigão diz que o mercado espanhol, um dos mais competitivos do mundo, está entre as prioridades da Indaqua, que perspetiva um crescimento acentuado nesta geografia.
14 Fevereiro 2025, 12h20

A portuguesa Indaqua reforçou a presença no mercado espanhol com a aquisição da Hidrogestión que serve mais de 53 mil pessoas em 11 concessões/projetos de água e saneamento em várias regiões de Espanha.

O valor do negócio não foi revelado.

A empresa liderada por Pedro Perdigão diz que o mercado espanhol, um dos mais competitivos do mundo, está entre as prioridades da Indaqua, que perspetiva um crescimento acentuado nesta geografia.

Hoje o Jornal Económico noticia que a Indaqua espera vir a aumentar a sua atividade em Portugal, e também em Espanha, até ao final da década. Em declarações ao JE o CEO revela que “fazemos planos de muito longo prazo. Temos um valor de investimento previsto nos próximos 20 anos de 150 milhões de euros”.

Em 2023, a Indaqua tornou-se a primeira empresa portuguesa a entrar no setor do abastecimento de água espanhol, com a aquisição da atual Indaqua Fusosa, que serve 25 mil pessoas nas regiões de Muro e Alcúdia, em Maiorca. Este posicionamento internacional foi, agora, reforçado com a aquisição da Hidrogestión à Cobra IS, filial do Grupo Vinci.

A nova aquisição da Indaqua, a Hidrogestión, conta com cerca de 100 profissionais e gere 11 concessões – sete em Toledo, e as restantes nas localidades de Rioja, León, Jaén e Granada, assegurando ainda serviços de operação de água e saneamento, em diversas regiões do país.

“Em comum, as duas empresas partilham ainda uma extensa experiência de mais de 30 anos em áreas como o controlo da qualidade da água, a gestão de redes e de infraestruturas, como Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), e ainda a pesquisa e reparação de fugas na rede de abastecimento”, revela a Indaqua.

Segundo Enrique Castiblanques, Chairman do Grupo Indaqua, “Espanha enfrenta, atualmente, enormes desafios no ciclo integral da água, quer ao nível da sustentabilidade financeira dos sistemas, quer da gestão das fontes e recursos hídricos” e a “Indaqua tem os recursos, a competência e a experiência para contribuir de forma concreta para a resolução destas problemáticas, nomeadamente através da redução de perdas, da tecnificação ou da aplicação de soluções tecnológicas ao serviço da gestão eficiente de redes”.

A Hidrogestión constitui, assim, “uma excelente plataforma para o crescimento do Grupo Indaqua neste mercado altamente competitivo, dinâmico e desenvolvido, onde, com o suporte dos nossos acionistas, pretendemos continuar a crescer através de concursos de concessão”, acrescenta.

A empresa sublinha que a eficiência hídrica é uma das áreas em que a Indaqua tem vindo, consecutivamente, a distinguir-se em Portugal, com quatro dos concelhos a apresentar os menores índices de perdas de água. A empresa lembra que tem vindo, ainda, a contribuir, através de projetos de curto prazo, para a melhoria da performance de dezenas de municípios em todo o país.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.