O projeto do arquiteto português, a Casa Donavan, destaca-se pelo uso inovador da madeira e pelo compromisso com a sustentabilidade, tornando-se um exemplo de excelência na arquitetura contemporânea. A Casa Donavan distingue-se pela sua abordagem única à construção em madeira, um processo que o próprio arquiteto descreve como “quase artesanal”.
Além dos materiais escolhidos, o desenho da casa foi pensado para reduzir a necessidade de sistemas de climatização. O aproveitamento inteligente da exposição solar e a ventilação natural transversal contribuem para um menor impacto ambiental. Houve também um esforço consciente na seleção de fornecedores locais, minimizando deslocações e importações para reduzir a pegada ecológica.
Para Gonçalo Pires Marques, este reconhecimento reforça a posição da arquitetura portuguesa no panorama internacional: ” A arquitetura portuguesa é uma área reconhecida entre pares a nível mundial como poucas áreas”, disse.
Este projeto é um dos cinco finalistas na categoria de habitação, cuja votação decorre entre 12 e 20 de fevereiro, dia em que será anunciado o vencedor, podendo votar aqui na candidatura portuguesa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com