[weglot_switcher]

Japão: inflação sobe para valores máximos de 4% em 2024

De acordo com os dados, a taxa de inflação, excluindo os preços dos alimentos frescos, registou um aumento de 3,2%, superando as expectativas dos economistas, que apontavam para 3,1%.
21 Fevereiro 2025, 14h51

A inflação do Japão subiu para 4% em janeiro deste ano, atingindo o valor mais elevado desde janeiro de 2023, segundo a “CNBC”.

De acordo com os dados, a taxa de inflação, excluindo os preços dos alimentos frescos, registou um aumento de 3,2%, superando as expectativas dos economistas, que apontavam para 3,1%.

Com esta nova subida da inflação, o país afasta-se cada vez mais da meta estipulada pelo Banco do Japão (BoJ) de 2%, mantendo-se acima desta meta há 36 meses consecutivos.

Os valores da inflação reforçam os argumentos do BoJ sobre uma subida das taxas de juro. “Será necessário que o banco ajuste o grau de acomodação monetária com o objetivo de evitar a depreciação do iene e o sobreaquecimento das atividades financeiras”, lê-se num resumo do BoJ.

Os dados da inflação são apresentados depois de o país ter conhecido que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) superou as expectativas numa base trimestral e anualizada, subindo de 0,7% para 2,8%.

Contudo, em 2024 o aumento do PIB anual desacelerou para 0,1%, que se traduz numa queda acentuada em relação ao crescimento de 1,5% observado em 2023.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.