[weglot_switcher]
1272476
Em Foco

Próximo governo alemão enfrenta “desafio orçamental quase impossível”, alerta presidente do Ifo

Para o líder do instituto baseado em Munique, a necessidade de revitalizar a economia após dois anos de recessão esbarra na pressão para aumentar gastos de defesa, sobretudo dada a limitação em termos de endividamento inscrita na Constituição.

Atualidade

Alemanha: CDU vence e quer governo de coligação “rapidamente” em funções

“O mundo não espera por nós” disse o futuro chanceler Friedrich Merz para frisar que quer um governo de coligação rapidamente a trabalhar. Só não disse qual será o perímetro dessa coligação. O SPD teve uma das piores votações da sua longa história e a AfD a melhor da sua curta existência.

A geometria das coligações possíveis

A maioria absoluta é o menos provável desfecho das eleições, quando todos os votos estiverem contados. Os partidos têm assim de passar para a incómoda necessidade de conversarem uns com os outros.

Indústria automóvel em crise afunda maior economia europeia

Os três pilares da indústria automóvel germânica – BMW, Mercedes e Volkswagen – enfrentam grandes desafios nos próximos tempos, a começar nos preços elevados da energia e a terminar nos desafios nos mercados da China e dos EUA, com as tarifas pelo meio, a concorrência da Tesla e das marcas chinesas, e o vai-não-vai do carro elétrico.

Oito razões que explicam porque gripou o motor industrial europeu

Muito se tem falado do modelo económico esgotado, mas em que se traduz, na prática, esse modelo? Energia barata, exportações globais e elevada produtividade são fatores que se erodiram no atual cenário da economia alemã, um gigante dormente durante anos e acordado por uma crise estrutural caracterizada por uma população envelhecida e pouco qualificada, burocracia excessiva e indústria em queda.

Friedrich Merz: conservador nos costumes, liberal na economia

O provável próximo chanceler da Alemanha é um profundo defensor da comunhão de agendas entre a Alemanha e os Estados Unidos (mas parece desiludido com Trump), mas também da União Europeia. Tem pouco apreço por Angela Merkel e dois aviões privados.

Novo Chanceler enfrenta pior crise da habitação dos últimos 15 anos e insatisfação com o nível de vida

Friedrich Merz, líder da União Democrata-Cristã (CDU), tem na falta de casas no país um dos principais problemas para solucionar. A meta de 400 mil habitações a preços acessíveis por ano, idealizadas pelo anterior governo, está muito aquém do esperado, ao mesmo tempo que o país se depara com mais de meio milhão de sem-abrigo.

Imigração, economia e defesa dominam preocupação dos alemães

O pessimismo reina na sociedade alemã. Há um debate aceso em torno das regras de imigração, os cidadãos mostram-se insatisfeitos com a situação económica do país e estão preocupados com outra possível guerra na Europa.

Bolsas esperam reação às eleições na Alemanha após sexta-feira mista

As bolsas europeias viveram uma sessão mista a encerrar a última semana, sendo que o índice PSI acompanhou a tendência ao registar leves ganhos. Esta semana abre com a reação aos resultados na Alemanha e, em Wall Street, a Nvidia vai ser o grande foco.

Mercados

Bolsas esperam reação às eleições na Alemanha após sexta-feira mista

As bolsas europeias viveram uma sessão mista a encerrar a última semana, sendo que o índice PSI acompanhou a tendência ao registar leves ganhos. Esta semana abre com a reação aos resultados na Alemanha e, em Wall Street, a Nvidia vai ser o grande foco.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta semana

A semana começa com a visita de António Costa e Ursula von der Leyen a Kiev para assinalar os três anos de guerra na Ucrânia, motivo que leva Emmanuel Macron, no mesmo dia, a Washington para reunir com Donald Trump. De resto, o presidente francês estará em Portugal na quinta e sexta-feira, estando previsto um discurso na Assembleia da República. Na atividade empresarial nota para as divulgações dos resultados anuais do Millenium BCP, Mota-Engil, EDP e Stellantis. No final da semana, destaque para a apresentação da candidatura de André Ventura à Presidência da República, a síntese de execução orçamental pela Direção-Geral do Orçamento e a estimativa rápida da inflação em fevereiro por parte do Instituto Nacional de Estatística.

Opinião

As eleições na Alemanha

Mesmo que a Alemanha venha a ter um governo operacional, teremos dificuldades na UE porque não haverá o tradicional motor europeu Alemanha/França, devido ao impasse político francês.

Ousar crescer: a coragem de mudar começa na ‘governance’

As organizações que querem crescer precisam, antes de tudo, ousar crescer. Tal significa abandonar a mentalidade de segurança excessiva e abraçar a mudança como motor de crescimento.

E a culpa da morosidade da justiça é… dos Advogados

O debate sobre a reforma da justiça deve incluir todas as vozes do sistema judicial. Somente através de um diálogo construtivo e inclusivo será possível encontrar soluções que atendam aos interesses da justiça e da sociedade como um todo.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.