André Ventura avança esta sexta-feira com a apresentação da candidatura presidencial mas ao contrário do que foi transmitido aos deputados do Chega, via carta que ficou conhecida publicamente no início de janeiro, essa oficialização não será no Mosteiro dos Jerónimos mas sim através de um vídeo que será lançado no final desta semana.
O líder do Chega, André Ventura, anunciou a 4 de janeiro, através de uma carta enviada aos deputados, que vai ser candidato a Presidente da República em nome do partido, tal como aconteceu nas Presidenciais de 2021. De acordo com esta carta, Ventura pediu aos deputados “o maior sigilo sobre a situação”, referindo que vai anunciar esta candidatura em 28 de fevereiro, às 20h00, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.
De acordo com fonte no grupo parlamentar do Chega, a apresentação da candidatura presidencial de André Ventura vai mesmo acontecer esta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, em Lisboa, mas ainda não são conhecidos os moldes em que a mesma vai acontecer. A mesma fonte adianta ao JE que a oficialização da candidatura até poderá acontecer na sede nacional do partido. Ao final do dia ficou confirmado que a apresentação será feita através de um vídeo e que a apresentação pública da candidatura decorrerá no dia 24 de maio.
Questionada pelo JE no início da semana, a Museus e Monumentos, E.P.E., entidade que gere o Mosteiro dos Jerónimos entre outros 37 museus e monumentos, revela ao JE que não lhe chegou qualquer pedido “nem do Partido Chega ou do cidadão André Ventura” com vista à “cedência de espaços no Mosteiro dos Jerónimos.
A cedência deste espaços está regulamentada pelo despacho 8031/23 de 4 de agosto de 2023, sendo que esta regulamentação estipula a antecedência (mínima de quinze dias antes da data pretendida), as condições e os custos inerentes a cada pedido, sendo particularmente restrito em relação ao Mosteiro dos Jerónimos.
De acordo com este despacho, a tipologia de eventos permitidos está divida em dois grupos: institucional, parceria, concerto, conferência, outros; e outro evento corporativo, congresso, reunião, outros. No caso do Mosteiro dos Jerónimos, estão disponíveis três espaços: antigo refeitório, claustro e sala do capítulo, com preços que vão dos 2.500 euros a dez mil euros.
Esclarece ainda a Museus e Monumentos de Portugal, E. P. E, ao JE que, cumpridos estes preceitos, “cada pedido carece ainda de ser analisado à luz da necessidade de proteção patrimonial do edificado, da preservação da sua imagem como ícone nacional e da salvaguarda das condições necessárias para a manutenção do fluxo de visitantes no eventual dia da cedência solicitada, bem como para a necessária acomodação de compromissos já assumidos para esse dia através da venda antecipada de bilhetes individuais e de grupo”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com