A NTT Data revela tendências globais na adoção de GenAI no setor bancário no seu estudo “Intelligent Banking in the Age of AI”. A consultora global de negócio e tecnologia, no seu novo relatório, desvenda o panorama de utilização de inteligência artificial generativa (GenAI) no setor bancário a nível mundial.
O estudo revela que, apesar de se verificar uma crescente adoção de GenAI na banca, as instituições financeiras estão divididas quanto aos objetivos das suas estratégias – apenas metade dos bancos (50%) considera que esta tecnologia é uma ferramenta para melhorar a produtividade e a eficiência. De igual modo, 49% veem-na como um meio para reduzir os custos operacionais de Tecnologias de Informação.
Esta disparidade também se reflete a nível global. Nos EUA, 59% dos bancos pretendem reduzir os orçamentos de TI e 47% querem cortar nos custos operacionais. Na Europa, essa preocupação é mais pequena, com 43% dos bancos a darem prioridade aos orçamentos de TI e apenas 36% focados nos custos operacionais.
Já a produtividade é o principal fator para 46% dos bancos europeus, embora os bancos nos EUA e na região APAC (Ásia) atribuam ainda mais importância a este aspeto.
Análise da NTT DATA conclui que, à medida que a adoção de GenAI cresce, a pressão sobre o retorno do investimento coloca-se como um dos principais desafios do setor bancário.
As estratégias para maximizar os benefícios da GenAI variam significativamente entre os bancos. Enquanto cerca de 51% das instituições financeiras apostam na colaboração entre pessoas e IA e 47% optam por uma abordagem híbrida com sistemas existentes, mais de um quarto (28%) dos bancos pretende automatizar totalmente as tarefas, eliminando a necessidade de intervenção manual.
A automação total é um tema que gera divisões a nível global. No Reino Unido, 25% dos bancos e, na Europa, 24% estão a seguir este caminho, enquanto quase um terço dos bancos nas Américas (32%) e 35% dos bancos japoneses pretendem fazer o mesmo.
“A inteligência artificial generativa representa um momento decisivo para o setor bancário”, afirma Robb Rasmussen, head of Global Marketing & Communications da NTT DATA.
O estudo da NTT DATA teve por base um universo de 810 líderes bancários de mercados financeiros a nível global. O inquérito foi conduzido pelo Global Industry Office do NTT DATA Group, que integra o Global Marketing & Communications Headquarters.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com