[weglot_switcher]

Emmanuel Macron prestes a reunir com Marcelo Rebelo de Sousa

Já em Lisboa para o primeiro dia da visita de Estado a Portugal, o Presidente francês encontrar-se-á de seguida com Marcelo Rebelo de Sousa. A segurança e defesa da Europa estará no topo da agenda.
MÁRIO CRUZ/LUSA
27 Fevereiro 2025, 12h36

O presidente da República francesa, Emmanuel Macron, já se encontra em Portugal e, depois de ter homenageado o poeta Luís de Camões, está prestes a iniciar um encontro privado com o seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa. No topo da agenda estão temas de defesa – que têm preenchido as conversas dos principais líderes da União Europeia nas últimas semanas. Marcelo prometeu, aliás, que iria abordar com Macron as conversas que o Presidente francês teve recentemente com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a Ucrânia. Recorde-se que EUA e União Europeia estão neste momento em total desalinhamento em relação às prioridades da guerra naquele país – com os norte-americanos a demonstrarem interesse em defender as posições do invasor, a Rússia.

Esta quinta e sexta-feira, o presidente francês cumprirá uma visita de Estado a Portugal – a primeira em 26 anos (desde Jacques Chirac) com a defesa, a inteligência artificial (IA) e a preservação dos oceanos constituindo a substância da agenda. Para o Eliseu, esta estadia permitirá “marcar a profundidade dos laços” entre os dois países, que são consideráveis: quase dois milhões de pessoas de origem portuguesa vivem na França.

A visita terá também como objetivo o tema dos oceanos, antes da conferência das Nações Unidas em junho, em Nice, que está “totalmente em linha” com a de Lisboa em 2022, refere o comunicado de Eliseu. Emmanuel Macron também participará num encontro focado em inovação e IA numa incubadora de startups em Lisboa. O encontro levá-lo-á a visitar a Unicorn Factory Lisboa.

Ao início da tarde, Macron desloca-se à Assembleia da República, onde é recebido pelo seu Presidente e pelos líderes parlamentares. Posteriormente, Luís Montenegro e Emmanuel Macron vão para o cais do Adamastor, onde sobem a bordo do veleiro Santa Maria Manuela, no qual decorre a cerimónia de transmissão da organização da conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC) de Portugal (Lisboa-UNOC), onde decorreu em 2022, para França (Nice-UNOC), onde decorrerá em junho deste ano, na qual ambos discursam.

No dia 28, o Presidente Macron visita o Porto para receber as Chaves da Cidade, na Câmara Municipal, onde também decorre a cerimónia de assinatura de acordos bilaterais de natureza política, económica e cultural. Finalmente, Luís Montenegro e Emmanuel Macron encerram o seminário económico Portugal-França, no Palácio da Bolsa.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.