A Shift4, líder global em tecnologia de processamento de pagamentos, anunciou em comunicado a compra da Global Blue com um prémio de 15% sobre o valor de mercado. A fusão deve estar finalizada até ao terceiro trimestre de 2025.
A Global Blue, cotada no Nasdaq, é plataforma líder em pagamentos e tecnologia especializados para permitir compras isentas de impostos, conversão dinâmica de moedas e soluções de pagamento para as maiores marcas de retalho do mundo.
Ambas as entidades anunciaram a celebração de um acordo definitivo ao abrigo do qual a Shift4 adquirirá a Global Blue por 7,50 dólares por ação ordinária em dinheiro, representando um prémio de 15% sobre o preço de fecho das ações da Global Blue à data de 14 de fevereiro de 2025, e um valor comercial de cerca de 2,5 mil milhões de dólares.
Como parte desta operação, a Shift4 anuncia igualmente que dois dos atuais acionistas da Global Blue – a Ant International e a Tencent – estão a explorar parcerias estratégicas com a Shift4 e tencionam continuar a ser acionistas no negócio conjunto.
“Com mais de 40 anos de história, a Global Blue é líder de mercado na intersecção de viagens e retalho de luxo na Europa, Ásia e América do Sul. Mais de 400 mil pontos de venda de retalho e hotelaria de luxo confiam na tecnologia de reembolso de impostos e conversão de moeda da Global Blue, incluindo os retalhistas premium e de luxo mais emblemáticos do mundo, bem como grandes marcas de retalho de eletrónica, vestuário desportivo e fast fashion”, lê-se na nota.
As soluções para comércio da Global Blue vão ser adicionadas à plataforma global de pagamentos da Shift4 para oferecer aos comerciantes uma experiência melhorada de ponta a ponta.
A operação resulta de uma oferta pública de aquisição, que foi aprovada por unanimidade pelos conselhos de administração de ambas as empresas, e de uma subsequente fusão obrigatória por aquisição forçada. Após a conclusão da transação, as ações ordinárias e preferenciais da Global Blue vão deixar de estar cotadas em qualquer bolsa de valores pública. Os detentores de garantias da Global Blue podem exercê-las antes do seu vencimento em agosto de 2025.
A aquisição “prevê-se que esteja concluída até ao terceiro trimestre do ano civil de 2025, sujeita à receção de aprovações regulamentares, outras condições habituais de encerramento e uma oferta mínima de pelo menos 90% das ações ordinárias e preferenciais emitidas e em circulação da Global Blue numa base combinada”.
“Certos acionistas da Global Blue celebraram acordos de oferta pública de aquisição e de apoio, nos termos dos quais concordaram, entre outras coisas, em oferecer as suas ações na oferta pública de aquisição sujeita aos termos e condições destes acordos. Os acionistas da Global Blue que celebraram estes acordos de oferta pública de aquisição e de apoio detêm, no total, aproximadamente 90% das ações ordinárias e preferenciais emitidas e em circulação da Global Blue numa base combinada”, avançam as empresas em comunicado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com