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Governo define intervenções rodoviárias prioritárias em todo o país. Túnel Algés-Trafaria entre as prioridades

São cerca de 30 vias rodoviárias definidas como prioritárias pelo Governo que deverá cair hoje. Para o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, “fica assim mais uma vez claro que a mobilidade é, para este executivo, um fator fundamental”.
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, intervém durante a sua audição na Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação, na Assembleia da República, em Lisboa, 24 de julho de 2024. ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA
11 Março 2025, 16h32

Governo aprovou em Conselho de Ministros uma Resolução que instrui a Infraestruturas de Portugal, para que proceda ao desenvolvimento das ações necessárias à concretização de um conjunto de projetos de infraestruturas rodoviárias considerados prioritários.

Entre os objetivos a alcançar estão” a complementaridade da rede rodoviária com os grandes projetos em desenvolvimento, como seja o novo aeroporto ou novos eixos ferroviários, bem como dotar as vias existentes de capacidade adequada de mobilidade urbana e de fluidez dos transportes públicos, ou, de não menos importância, promover a segurança através da redução da sinistralidade – dotar a via de condições de segurança e circulação”, refere o Ministério liderado por Miguel Pinto Luz.

Nesse sentido, “serão continuados ou efetuados estudos com vista a implementar uma série de projetos rodoviários, bem como executadas intervenções de adaptação, alargamento, requalificação de vias rodoviárias tidas como prioritárias”.

O Governo anunciou a intenção de assegurar a continuidade dos projetos rodoviários abrangidos no PRR, prever a respetiva reprogramação e garantir as condições de financiamento, para a concretização do IC35 entre Rans e Entre-os Rios, para a construção das variantes à EN222 de ligação da A32 a Castelo de Paiva, à EN321-2 na zona de Baião e Lodão e à EN103 prevista no troço entre Vinhais e Bragança.

Ficou ainda definido o aumento da capacidade do IP8 (A26) dando continuidade aos investimentos em curso no corredor Sines a Beja, tendente a uma ligação em via dupla até Beja.

O ministério liderado por Miguel Pinto Luz tem intenção de “dar sequências às ações necessárias a adaptações, requalificações e alargamentos de vias existentes, com é o caso da Ponte sobre Rio Maçãs na EN/ER218; a ligação da EN101 com a EN14, designado por Nó de Infias; o acesso ao terminal ferroviário de Alfarelos a partir da EN341; EN222 entre Bateiras e São João Pesqueira; IC2 entre Pombal e Rendinha; EN307 Terras de Bouro; EN233 entre Guarda e Sabugal; ligar o IC35 à EN106 em Rans; IC8 entre Pombal e Vila Velha de Ródão; requalificação do troço da EN224-1 e ligação da Via Lordelo -Codal ao nó da A32”.

Estão ainda previstas “várias variantes”, como é o caso da EN210, dando sequência à concretização do segundo troço da Via do Tâmega entre Corgo e Arco do Baúlhe (A7); da finalização da ligação da Variante à EN326 entre Santa Maria da Feira a Arouca; intervenção na EN201 e Variante à EN101 em Vila Verde.

Estudo de um túnel entre Algés e Trafaria no pacote rodoviário aprovado pelo Governo

O Governo destaca algumas novas vias como prioritárias, como a ligação transfronteiriça IC31 entre Castelo Branco e Monfortinho; o IC35 que liga Sever do Vouga à A25; o IC6 entre Tábua e Folhodosa; a conclusão do corredor da A13/IC3 que incluí os troços entre Vila Nova da Barquinha (A23) e Almeirim e entre Coimbra e o IP3; a ligação do IP2 em Trancoso à A24 na zona de Lamego com a execução do IC26; o IC9 entre Abrantes e Ponte Sor; o troço do IC11 em Lourinhã; IC13 ligando Montijo, Coruche, Mora, Ponte Sor e Alter do Chão; IP2 em perfil de autoestrada entre Portalegre e Estremoz; e o estudo da ligação Algés/Trafaria.

O Jornal Económico deu em primeira mão a notícia de que o Governo pretendia lançar o projeto de um túnel rodoviário imerso para a ligação entre Trafaria e Algés.

Na lista de novas vias prioritárias está ainda o eixo Rodoviário Aveiro – Águeda também prioritário por integrar PRR, e que passará a designar-se como EN 235 após a sua construção.

Para melhoria das condições de segurança e circulação é prevista a concretização em perfil de autoestrada de todo o troço do IP3 entre Souselas e Viseu, que inclui a duplicação do troço entre Santa Comba Dão e Viseu cuja obra está já prevista ser iniciada no decorrer do presente mês, revela o Governo em comunicado.

“Para a execução deste ambicioso pacote de infraestruturas, sobretudo no que diz respeito aos principais eixos estruturantes, foi determinado que a IP e o IMT estudem o modelo de contratação e de gestão a adotar, designadamente a possibilidade de desenvolvimento de algumas novas vias sobre o modelo de Parceria Público-Privada (PPP).

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