Maria Angelina Caetano Ramos e família são as 11.ª mais ricas de Portugal, segundo o ranking da Forbes dos 50 milionários portugueses. De acordo com a revista, a empresária tem uma fortuna avaliada em 1.318 milhões de euros.
Do seu portefólio de investimentos fazem parte o Grupo Salvador Caetano, Toyota Caetano, Caetano Bus, Salvador Caetano Indústria, Salvador Caetano Capital e Salvador Caetano Auto.
Filha de Salvador Fernandes Caetano, o fundador do grupo automóvel Salvador Caetano está à frente do grupo, juntamente com o marido.
Aos 20 anos, Salvador Caetano criou a empresa Martins & Caetano, uma fábrica de carroçarias de autocarro. Em 1968, a empresa assinou um acordo de distribuição exclusiva da marca Toyota em Portugal, com a abertura da primeira fábrica da marca na Europa em 1971. Contudo, o início da operação de retalho em Portugal com a marca deu-se em 1972.
Passados cerca de dez anos criou-se o centro de formação Salvador Caetano. Em 1982, a empresa consegue um contrato de distribuição exclusiva da BMW em Portugal e, em 1990, adquire a Robert Hudson, distribuidor da Ford em Angola.
Em 1994, a atividade da empresa chega a Cabo Verde com a Toyota e, em 1998, com a Ford. No mesmo ano, 1998, a empresa consegue um acordo de distribuição exclusiva da Lexus.
Em 1999, o grupo entra no negócio de venda de automóveis usados, com o lançamento da Carplus. Em 2003, o grupo lança-se no mercado espanhol, com a venda de retalho de automóveis e, em 2006, faz uma joint venture com a Mapfre para o mercado espanhol.
Mais recentemente, em 2016, o grupo assinou um acordo de distribuição exclusiva da Honda Portugal e, em 2017, é feita uma aliança entre a Mitsui & Co., Ltd. e a CaetanoBus.
Em 2019, o grupo começa a apostar nos veículos a hidrogénio, com o lançamento do autocarro H2.City Gold. Já em 2023, o grupo começa a distribuir exclusivamente a BYD em Portugal.
Maria Angelina gere o património depois de o seu pai ter falecido em 2011 e o seu irmão, Salvador Acácio Caetano, que faleceu em 2022.
Em 2023, o grupo fechou o ano com volume de negócios de 3,7 mil milhões de euros, o que reflete um crescimento de 700 milhões de euros face a 2022. Atualmente o grupo agrega mais de 150 empresas, que estão localizadas na Europa, América do Sul e África.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com