A Telpark, empresa especializada em serviços de mobilidade e estacionamento na Península Ibérica, concluiu com êxito uma emissão de obrigações no valor de 300 milhões de euros. A operação destina-se a refinanciar as duas tranches de dívida emitida a taxa variável de 100 milhões de euros e 125 milhões de euros, e vai permitir uma distribuição de 75 milhões de euros aos seus acionistas.
“A operação, lançada a 24 de março, atraiu a atenção da comunidade de investidores e a nova emissão foi efetuada com um cupão de Euribor +2,5% e com um prazo de vencimento de cinco anos”, refere a empresa em comunicado.
No âmbito da transação, a empresa renovará a sua linha de crédito renovável (SSRCF), aumentando-a de 100 milhões para 125 milhões de euros.
Esta é a segunda operação deste tipo realizada pela Telpark em menos de um ano, após a emissão de setembro de 2024.
A empresa que opera sob a marca comercial Telpark, explica que “a decisão de não refinanciar a tranche fixa das suas obrigações neste momento deve-se às condições favoráveis das obrigações, que têm um cupão de 1,875% e foram emitidas em janeiro de 2020”.
Pedro Agapito, o português CFO da Telpark e próximo CEO da empresa a partir de 1 de abril deste ano, salienta que “apesar da volatilidade do mercado, o excelente desempenho da nossa empresa permitiu-nos concluir com sucesso esta transação estratégica. Com ela, reforçamos a nossa estrutura financeira e garantimos a nossa capacidade de continuar a investir no futuro. O nosso objetivo é claro: continuar a liderar a inovação no sector e consolidar a nossa liderança na mobilidade urbana na Península Ibérica, apostando num modelo mais eficiente, organizado e sustentável”.
Presente em cerca de 150 cidades, a Empark/Dornier é o operador líder na gestão integrada de parques de estacionamento (Off Street) e de estacionamento regulamentado na via pública (On Street) em Espanha e Portugal, e atua sob a marca Telpark. É uma empresa detida pelo fundo de investimento Macquarie.
A emissão de dívida segue-se a um ano recorde para a Telpark, com um EBITDA ajustado de 107,3 milhões de euros (+14%) e receitas totais de 211,2 milhões de euros (+8% numa base de carteira comparável).
Durante o ano passado, a empresa também consolidou a sua liderança digital, tendo atingido 5,2 milhões de utilizadores na sua aplicação. Além disso, reforçou a sua aposta na mobilidade elétrica, contando atualmente com mais de 1.000 pontos de carregamento semirrápido e 74 pontos de carregamento rápido em funcionamento.
“Com esta transação, a Telpark reafirma o seu compromisso com a inovação, o crescimento sustentável e a excelência operacional, reforçando assim a sua posição financeira e assegurando a sua liderança no sector da mobilidade urbana em Espanha e Portugal”, destaca a empresa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com