O anúncio das tarifas dos Estados Unidos fez escalar a troca de palavras entre dois dos colaboradores da administração de Donald Trump, em concreto, Peter Navarro, considerado o ideólogo da política tarifária e o CEO da Tesla, Elon Musk, que acusou o primeiro de ser um “imbecil” e “mais burro do que um saco de tijolos”.
As palavras de Elon Musk foram proferidas na sua conta da rede social X, depois de Peter Navarro classificar o CEO da Space X de ser um “construtor de automóveis” que quer “peças estrangeiras baratas” para fabricar os seus carros, um modelo económico que no entender de Peter Navarro é mau para a economia e para a segurança nacional dos Estados Unidos.
PETER NAVARRO ON ELON MUSK:
— Ron Pragides (@mrp) April 8, 2025
“We all understand in the White House (and the American people understand) that Elon's a car manufacturer. But he's not a car manufacturer — He's a car assembler.
In many cases, if you go to his Texas plant, a good part of the engines that he gets… pic.twitter.com/mkp1wRGcvX
“O que ele [Peter Navarro] está a dizer aqui é completamente falso”, respondeu Musk aos comentários, acrescentando que a Tesla é a marca de automóveis mais fabricada nos EUA.
Elon Musk manifestou apoio aos EUA e à Europa para que, eventualmente, criem uma zona de comércio livre. “Espero que haja um acordo para que tanto a Europa como os EUA caminhem, idealmente na minha opinião, para uma situação de tarifa zero, criando efetivamente uma zona de comércio livre. Essa seria a minha esperança, o que espero que aconteça”, referiu Musk.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com