[weglot_switcher]

Trump pressiona empresa taiwanesa de chips

O presidente americano pressiona com tarifas a TMSC, um dos maiores produtores mundiais de chips, se não construir fábricas nos EUA.
9 Abril 2025, 09h33

O presidente norte-americano está a colocar pressão sobre a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TMSC) ameaçando impor tarifas sobre os seus produtos se não construir fábricas nos EUA.
A companhia é a maior produtora pure-play de chips mundial, isto é, fabrica chips para clientes. Um exemplo é a Nvidia que não produz os seus chips, que os compra à TMSC, que os fabricam à medida da empresa norte-americana.
Donald Trump começou por criticar o anterior presidente Joe Biden na terça-feira, apontando que prometeu 6,6 mil milhões de dólares de apoios à TMSC para abrir uma fábrica de semicondutores no estado do Arizona, garantindo que as empresas de chips não precisam de apoios.
“Não lhes dei dinheiro. Tudo o que disse foi: ‘se não construírem a vossa fábrica aqui vão pagar um grande imposto”, afirmou num encontro com republicanos citado pela “Reuters”.
Em março, a TMSC anunciou na Casa Branca que tinha planos para investir 100 mil milhões de dólares nos EUA para inaugurar cinco fábricas de chips.
As novas tarifas de Donald Trump impõem uma taxa de 32% sobre importações de Taiwan. Os chips não são abrangidos, por serem cruciais para a indústria tecnológica, mas Trump disse que a sua equipa está a analisar tarifas nos semicondutores.
Na terça-feira foi noticiado que a TMSC pode vir a enfrentar uma multa de mil milhões de dólares no âmbito de uma investigação sobre um dos seus chips que acabou por ser usado pelos chineses da Huawei, com quem Washington mantém um diferendo.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.