Nesta Páscoa, entre 17 e 20 de abril, segundo o SIBS Analytics, o número de compras e levantamentos aumentou 30% e o valor gasto pelos mesmos 22%, ainda que o valor médio se tenha fixado nos 39 euros, menos três euros em comparação com o ano passado.
Portugal foi o destino de muitos estrangeiros, revelam os dados.
Entre as principais origens dos turistas, analisando o total do consumo em Portugal, destacam-se os espanhóis com 18% das transações e os provenientes do Reino Unido com 14%. Seguem-se os franceses, com 12% nas transações em território nacional face ao período homólogo, os americanos com 7% e os brasileiros com 5%.
Numa visão mais geral, o número de compras e levantamentos em Portugal aumentou 5% face ao mesmo período do ano passado, sendo o gasto médio de 38 euros.
As compras físicas com MB Way registaram também um crescimento de 32% em número, com um consumo médio de 21 euros.
A SIBS acrescenta que no que respeita a compras físicas em supermercados, os portugueses gastaram em média 29 euros no período da Páscoa, menos dois euros face ao valor médio diário gasto desde o fim-de-semana anterior até a quarta-feira de cinzas.
De quinta-feira até sábado, antes do domingo de Páscoa, houve um aumento de 27% nas compras em supermercado na quinta-feira, 38% na sexta e 47% no sábado, em comparação com a média diária entre 12 e 16 de abril.
Na semana da Páscoa, entre 14 e 20 de abril, observou-se uma variação negativa de 6% e 3% no volume de compras físicas e levantamentos em Lisboa e no Porto, respetivamente, segundo os dados.
Os números sugerem uma preferência crescente por destinos menos urbanos, devido ao aumento de transações em distritos do interior como a Guarda (+16%), Bragança e Beja (ambos com +12%), Castelo Branco (11%) e Viseu (10%), em comparação com a semana anterior, explica a SIBS.
Entre os portugueses que viajaram para destinos em Portugal a mais de 50 km das suas cidades, destaca-se Viseu, que registou um aumento de 166% no consumo físico dos habitantes de Lisboa e 47% dos do Porto.
Por sua vez, Faro também captou a atenção, com um aumento de 95% nas operações realizadas por lisboetas e 62% pelos portuenses. No Norte, viagens entre o Porto e Bragança resultaram em mais 75% de compras, enquanto a rota Porto-Viana do Castelo viu um aumento de 17%.
Os portugueses que optaram por viajar para o estrangeiro contribuíram para um aumento de 11% nas compras físicas e levantamentos fora de Portugal, ainda segundo o SIBS Analytics.
Embora o valor total destas operações tenha subido 2% face ao ano anterior, o gasto médio, agora de 45 euros, apresentou uma ligeira queda de quatro euros face à Páscoa de 2024. Espanha liderou como o destino preferido, representando 34% no total do consumo português no estrangeiro, seguido de França (19%), Itália (7%), Países Baixos e Bélgica (5%).
A SIBS detalha que no domingo de Páscoa, o setor da restauração registou um aumento no número e valor de transações face ao anterior, 5% e 10% respetivamente. O valor médio apresentou também uma variação positiva, +1 euros, fixando-se nos 31 euros.
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