Ainda não é um investimento mas é uma oportunidade que está a ser estudada: a Câmara Municipal de Mafra, o segundo concelho que mais residentes ganhou de acordo com o último Censos (2021), quer fixar moradores e para isso atrair empresas para o município. Neste diagnóstico, surgiu a possibilidade: desenvolver um terminal de mercadorias que sirva a zona Oeste; uma plataforma logística que promova a intermodalidade rodoviária e ferroviária e que resulte em ganhos evidentes para a economia da região e para a competitividade das exportações.
A ideia passa por criar um pólo logístico baseado em Mafra com ramal à Linha do Oeste (recentemente requalificada) e que seja posicionado como uma portaria avançada do Porto de Lisboa. Assim, e a concretizar-se, esta infraestrutura irá inserir-se num ciclo de investimentos até 2030.
Ao JE, Hugo Moreira Luís, presidente da autarquia, revela que os operadores de logística de transporte de mercadorias entendem que existe esta oportunidade em Mafra para entrar na Área Metropolitana de Lisboa vindo do Centro e eventualmente do Norte com ligação ferroviária com o Porto de Lisboa: “O mercado procura e não tem resposta ainda suficiente a esse nível e estando Mafra nesta localização privilegiada, foi considerada como uma oportunidade de investimento”, realçou.
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