Os CTT irão divulgar os seus resultados do primeiro trimestre no dia 8 de maio após o fecho do mercado e o Caixa Banco de Investimento estima que o resultado liquido aumente 52,6% para 11,4 milhões de euros.
“Estimamos receitas de 276,6 milhões de euros (+5,0% face ao ano anterior, um EBITDA de 36,1 milhões (+6,1%) e um resultado líquido de 11,4 milhões (+52,6%)”, revela o analista Pedro Lobo Antunes.
Este crescimento a nível de vendas deverá resultar da performance positiva do setor de Expresso & Encomendas (+22,2%) para 123,9 milhões) devido ao crescimento da unidade em Espanha, que deverá mais do que compensar a queda da unidade de Correio & Outros (-11,3% num ano para 111,1 milhões de euros), revela o Caixa BI.
O setor de Serviços Financeiros deverá crescer 91,9% quando comparado com o primeiro trimestre de 2024, atingindo os 10,8 milhões “numa altura em que as taxas de juro dos certificados de aforro estão mais atraentes e apresentam limites de subscrição mais altos”, refere o analista.
“Por outro lado, e apesar de anteciparmos um crescimento a nível de depósitos e créditos, o ambiente de taxas de juro relativamente mais baixas deverão ter um efeito negativo na performance do Banco CTT (-0,9% face ao período homólogo para 30,9 milhões)” refere ainda o Caixa BI que acrescenta que “a nossa expectativa é de um crescimento de 6,1% no EBITDA, para 36,1 milhões no primeiro trimestre deste ano, com uma margem de 13,0%, similar ao valor registado no mesmo período no ano anterior”.
O EBIT recorrente deverá seguir uma tendência em linha com as receitas, chegando aos 18,8 milhões (+11,1%), e o resultado líquido aos 7,5 milhões, traduzindo um crescimento de 52,6%, segundo a análise do banco de investimento da CGD.
A partir do próximo trimestre, vai haver a consolidação dos resultados da Cacesa, o que se deverá refletir imediatamente nos resultados dos CTT, assim como as eleições em Portugal, que devem afetar o segmento de Correio & Outros.
Os CTT anunciaram no dia 30 de abril a conclusão da aquisição de uma participação de 100% na Cacesa, através da sua subsidiária CTT Expresso. Esta transação, que já tinha sido anunciada no dia 18 de dezembro de 2024, corresponde a um investimento de 106,8 milhões de euro (Enterprise Value implícito de 89,1 milhões, com um múltiplo EV/EBIT de 5,2x).
”Com esta aquisição, os CTT continuam a reforçar a sua proposta de valor ao longo da cadeia de valor, focando-se principalmente na ibéria, mas abrindo as portas ao mercado europeu. A empresa mostra ainda abertura a mais oportunidades de M&A que possam surgir, um sinal de que há a intenção de continuar a crescer inorganicamente”, refere o Caixa BI.
As ações dos CTT sobem 0,13% para 7,73 euros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com