A plataforma Goparity angariou 2,9 milhões de euros numa recente ronda de investimento liderada pela 3XP Global, trilhando o seu caminho no mundo das finanças éticas.
Atualmente, a empresa soma acima de 45 milhões de euros investidos em projetos no campo da sustentabilidade através da sua plataforma. No ano passado, viu as suas receitas ascenderem a um recorde de um milhão de
euros.
Em comunicado, a empresa fundada por Nuno Brito Jorge e Luís Couto indica que a startup abriu, pela segunda vez, a ronda de investimento à comunidade, através de uma campanha de equity crowdfunding (através da Crowdcube). Neste sistema, “qualquer pessoa pôde investir com as mesmas condições dos investidores institucionais – foram mais de 800 investidores, que contribuíram com um total de 470 mil euros”, explica a empresa na mesma nota.
Na operação participaram, também, a Mustard Seed Maze, Schneider Electric, Energy Access, Regenerative.eco e InvestEco Capital Corp como investidores institucionais, numa contribuição que excedeu 2,4 milhões de euros.
“Com esta nova ronda, a Goparity quer solidificar o seu posicionamento como plataforma de finanças éticas, bem como aumentar a sua comunidade de investidores, sobretudo na Europa e no Canadá (onde tem uma sucursal)”, refere a empresa no mesmo comunicado. Entre os objetivos estão o reforço da sua presença tanto na América do Sul, tendo já financiado projetos na Colômbia, Equador ou Brasil, como noutras partes do hemisfério sul.
Nuno Brito Jorge, CEO e cofundador da Goparity, sublinha o contexto internacional “desafiante” durante o qual o investimento se concretizou.
“Concluir uma ronda de capital para uma empresa como a nossa, com propósito, num contexto internacional tão desafiante, e conseguindo juntar diferentes investidores nacionais e internacionais de referência com a nossa comunidade de investidores, é a melhor validação que podemos ter”, sublinha o mesmo responsável, citado em comunicado.
Recordando o ano passado como o “melhor ano de sempre” da plataforma, as metas para o ano em curso estão traçadas e são ambiciosas: “é provável que ultrapassemos o marco dos 50 milhões de euros investidos já neste primeiro semestre de 2025”, admite.
“O investimento em projetos com impacto é agora mais importante do que nunca. Em apenas seis semanas, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, os seis maiores bancos da América e quatro dos maiores bancos do Canadá abandonaram a Net Zero Banking Alliance da ONU. Vamos continuar a trabalhar para que as pessoas e empresas possam escolher fazer o seu dinheiro chegar onde pode fazer a diferença, e lucro, através do impacto positivo nas pessoas e no planeta”, acrescentou.
Por sua vez, Rita Branco, impact partner da 3XP Global, que liderou a ronda através do dundo de Impacto – Impact Innovation Fund, entende que o investimento na Goparity “é reforçar a convicção de que o financiamento sustentável pode ser acessível, inclusivo e escalável”.
“Estamos muito entusiasmados por apoiar uma equipa incrível que está a transformar a forma como financiamos
o futuro e a tornar o Impacto uma escolha fácil — e real — para todos”, continuou, também citada na nota enviada à imprensa esta segunda-feira.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com